terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MARHBAHLAH - A KABALAH ATLANTE - BY GURUPÉDIA DIRETÓRIO ESPIRITUAL

MARHBAHLAH
O

LIVRO

Elaborado por Tercuri


SIGNIFICADOS ACIMA DA OCÔMEDA


Hamusalojusti Oã Xooo: Nada.
Akistromoi Efrô : Sem limite.
Vekremi Amsé: Luz sem limite.

Hamusalojusti Oã Xooo, Akistromoi Efrô, Vekrémi Amsé, é difícil de interpretar que é de onde tudo procede. Seu caráter é o do nada absoluto, antecedendo mesmo a GLOREI. Correspondendo ao AURINO-NIRVANA, é a partir dele que tudo se manifesta. “Dias e noites de BRAHMA”. Esta idéia assevera que a vastos intervalos, todo o universo manifesto retorna á origem, que é vazia. Isto é o não manifesto, os véus do não-ser, ou seja: HAMUSALOJUSTI OÂ XOOO, AKISTROMOI EFRÔ, VEKRÉMI AMSÉ.
Ao tentar visualizar este nada absoluto, tornando-se, de certo modo, mais denso num ponto focal até GLOREI, ou á primeira ROCIFE, GLOREI se torna à luz sem limite em extensão. O mago usa a magia para criar um cosmos espiritual dentro dele.
GLOREI – A palavra GLOREI significa OCÔMEDA COROA. Com efeito, é a coroa ou topo da árvore. A palavra sugere as qualidades reais de poder, sabedoria, justiça e tudo o que for relacionado com o arquétipo da realeza. GLOREI é igual a onipotência, onisciência, o “Primun móbile”. É chamada de “Ancião dos Dias”, Altíssimo, Macroprosopus. Situado no topo da coluna do meio, do equilíbrio, GLOREI representa a absoluta perfeição de Deus. Como é a primeira ROCIFE, da qual todas as outras saem para a manifestação, contém a essência purificada de todas elas. Sua experiência espiritual é a união mística com Deus após o que, só resta o AURINO.
NOSCÉRIM – Significa sabedoria. Está no topo da coluna positiva, ou masculina, com tudo o que estas palavras implicam, no sentido arquetipal. É o poder da GLOREI na ação dinâmica, estimulando e energizando ZEFARÓ-JORÉ.
ZEFARÓ-JORÉ – Significa compreensão e situa-se em oposição a NOSCÉRIM, no alto da coluna negativa, ou feminina. É receptiva ao fluxo de energia da NOSCÉRIM, conhecida como “Grande Mar” ou “Grande ZEFERÓ-JORÉ”, sendo, portanto, NOSCÉRIM e ZEFARÓ-JORÉ, força e forma. Nos termos humanos ZEFARÓ-JORÉ é igual a tudo que esteja relacionado com a estabilidade da forma, servindo para dar vida. Isto é, ZEFARÓ-JORÉ é o útero arquetipal, o Templo Arquetipal. NOSCÉRIM é a força que energiza estas formas.
LECILAU – É também conhecida como MERCELUZ e significa misericórdia ou compaixão. Relaciona-se com as forças construtivas.
RAFRO – Associa-se à força, severidade e justiça, quebra, destrói e tempera com justiça os vícios do excesso de indulgência de LECILAU. É a força corretiva no seu sentido elevado.
Em termos humanos, o mau uso das forças leciláuticas, pode levar a auto-indulgência, hipocrisia. Analogicamente, o mau uso do RAFRO, pode resultar em crueldade insensata, vandalismo e destruição. É aqui de onde resulta a idéia de equilíbrio ou o caos será o resultado.
Os Atenalpas MIR e RIÔ são associados a RAFRO e LECILAU, respectivamente. A associação de MIR com as forças da guerra é obvia. O termo “marcial” tipifica a natureza de RAFRO. Expressa a energia violenta, a determinação e a rígida disciplina desta ROCIFE.
RIÔ, por outro lado, relaciona-se à paternidade, proteção e jovialidade em oposição à rigidez de MIR.
RAFRO nos ensina que, por vezes, é necessário sofrer certas dificuldades que mudam nossas vidas e nosso caráter. E LECILAU, por sua vez, ajuda a retomar a estabilidade após estes eventos. Então, reconstruímo-nos a partir das cinzas do velho.
AOZOÊ – Esta ROCIFE contrabalança as forças de LECILAU e RAFRO. É a ROCIFE central da árvore. Associa-se à beleza, à harmonia e ao perfeito equilíbrio. Possui, de forma equilibrada, a benevolência de LECILAU e a fortaleza de RAFRO.
Relaciona-se à consciência mental mais elevada, em oposição ao psiquismo inferior. Suas experiências espirituais, de modo geral, dão uma visão de harmonia das coisas e, o simbolismo místico do sacrifício e da crucificação.
Seu Atenalpa é ZOÊ, que pode nutrir e desnutrir com seu calor. AOZOÊ relaciona-se com CRISTO e outras divindades solares, e recebe títulos como o Filho.
a) MOTER – Pai ou primeira pessoa – Deus vivo.
- Deus vivo, Deus pai primeira pessoa e causa primeira que produz e não é produzida. As outras pessoas emanam dele, porque Ele é o princípio primeiro de tudo que existe e não há princípio além dele mesmo.
b) BRIREI – Simbolizam as duas naturezas do Filho agente e paciente. Verdadeiro Deus. É atribuído ao Filho, segunda pessoa produzida e engendrada, cuja faculdade é a de produzir.
c) LOZÃ – é a letra que os une, representa o Espírito Santo, o Espírito de Deus que ordenou o caos. Deus Santo. É atribuído ao Espírito Santo.
DAISHA – “Eu sou o que é”. Eu sou aquele que é Deus triplo e gerador.
O Espírito Santo foi produzido pelo Pai e o Filho nada produz, porém emana de
todas as coisas criadas pelas duas pessoas.





















1) – GLOREI – Primeira letra – essência divina – LIACEL – Aquele que a vista jamais viu, porque está acima de qualquer elevação, até mesmo acima dos FARUSOS. Reside no mundo chamado INITÓL, que significa infinito. Seu atributo designa a OCÔMEDA. Tem domínio sobre os RUTÁI, os anjos, chamados pelos ZOERRÁS, os ONINOS ADI ZOATER, (animais da santidade) forma o primeiro coro de anjos< os FARUSOS.
2) BAIVER – Segunda letra – designa os RUTÁI de segunda ordem, o GORUSOS, as RODAS ou formas, os ortodoxos designam ARUSOS, e é através do seu ministério que DAISHA desfez o caos. Sua numeração chama-se NOSCÉRIM que significa sabedoria.
3) MAIGRAN – Terceira letra – significa grande. Designa os RUTÁI da terceira ordem, que são os MERELUSOS, isto é, os anjos grandes e fortes. Os marbalistas os denominam COTRONS, o terceiro coro de anjos. É por seu ministério que DAISHA, ORTAGRAHAPT ELEVU, mantém a forma da matéria fluída. Sua numeração é chamada ZEFARÓ-JORÉ, que significa providência e inteligência.
4) TIKARTU – Quarta letra – corresponde aos RUTÁI de quarta ordem, os TOVUSOS, isto é, as dominações que formam o quarto coro dos anjos. É por seu ministério que DAISHA representa as imagens de corpos e todas as diversas formas da matéria. Seu atributo chama-se LECILAU, e significa bondade e clemência.
5) HEZALO – Quinta letra – significa a majestade de DAISHA. Designa a ordem, os RARUSOS, segundo os marbalistas, o coro das RAIERS. É por seu ministério que DAISHA, ELEVU-ROBIG, produz os elementos. Sua numeração é chamada MEREMA e significa temor e julgamento. Os marbalistas o colocam à esquerda de DAISHA. Seu atributo é RAFRO e significa potência e força.
6) SONADUM – Sexta letra – designa a sexta ordem dos RUTÁI, os SORUSOS, isto é, o coro das NAREI. É por seu ministério que DAISHA, ELEAVU-MUDAN produz os metais e tudo o que existe no reino mineral. Seu atributo é AOZOÊ, que significa beleza, sol, esplendor.
7) GENTA – Sétima letra – designa os anjos da sétima ordem, denominados pelos marbalistas, filhos de ELEVU, são as ILAPIC. É por seu ministério que DAISHA ORTAGRAHAPT-ÓRURER, cria as plantas e tudo o que existe no reino vegetal. Seu atributo é GEOTRIU que significa triunfo e justiça.
8) OVUOL – Oitava letra – designa o nome MERCELUZ. Corresponde aos RUTÁI de oitava ordem, os LECI-ELEVU, isto é, filhos dos PRIBÓIS, o coro dos IURARUTÁI, é por seu ministério, que DAISHA ELEVU-ÓRURER, produz os animais e tudo o que existe no reino animal. Seu atributo chama-se VUÔLO.
9) MIZÔRA – Nona letra – designa os RUTÁI da nona ordem, isto é, o nono coro dos anjos, os quais presidem o nascimento dos homens e lhes inspiram todas as luzes necessárias para sua condução à vida eterna. É por seu ministério que DAISHA NAIADA envia anjos FEGOREIS aos homens. Ela designa o DAISHA-WILDER que contém a todos. Seu atributo é NEMAFUL, e significa fundamento.
10) IER – Décima letra – origem do nome DAISHA e significa PRIBÓI. Designa a décima numeração, chamada, pelos marbalistas, HALDE-TERI. Interpretada como DEUS-REI. Seus atributos são o reino, o império e o templo de Deus. Age pela ordem anímica das almas bem-aventuradas, chamadas pelos marbalistas, NISIVOS, homens fortes e bem aventurados. Estão abaixo de outras hierarquias. É por seu intermédio que os homens recebem a inteligência, a capacidade de trabalho e o conhecimento das coisas divinas. Aqui termina o mundo angélico.
11) WILDER – Décima primeira letra – dá origem ao nome RIBAK, poderoso. Designa o primeiro céu, primeiro móbile, chamado HUDAISHA. O primeiro móbile corresponde ao nome de DAISHA , IER, expresso por uma só letra, que significa a causa primeira, a qual põe tudo que é móvel em movimento. A primeira inteligência soberana, que governa o primeiro móbile, isto é, o primeiro céu do mundo astrológico, atribuído à segunda pessoa da trindade, LOZÃ. Seu atributo é o Príncipe das Faces (BRIRITRO). Tem a missão de introduzir todos aqueles que devem comparecer perante a face do grande DAISHA. Sob suas ordens está o BRIRIME NAIODÁ, com uma infinidade de inteligências subalternas. Os marbalistas afirmam ter sido através do ministério de LOZÃ, que DAISHA falou à TERCURI, e é também através dele, que todas as potencias inferiores do mundo sensível recebem as virtudes de DAISHA. IRÁS, letra final, corresponde aos dois grandes nomes de DAISHA, cada um composto ALOEI-TER exercem domínio sobre as inteligências de segunda ordem que governam o céu de estrelas fixas, notadamente o BAROLO LACANINO, a que os marbalistas chamam OTIM-BARALAR. A inteligência do segundo céu é denominada COBERSIODO. Seu atributo significa visão de Deus e mensageiro de Deus. Abaixo de COBERSIODO estão os príncipes IREGAM, ISAPIÊ, IETAMO. COBERSIODO, segundo os marbalistas, foi o mestre de Adão e recebeu as influencias de DAISHA por intermédio de LOZÃ, para transmiti-las às potencias da terceira ordem.
12) RIZ – Décima segunda letra – dá origem ao nome SUTUR que corresponde ao nome DAISHA ou OHIWIL (onipotente), nome de Deus em três letras, chamado emblema do DELTA. Tem domínio sobre o terceiro céu e sobre as inteligências da terceira ordem que governa Saturno (RER), primeiro planeta chamado estrela errante. Sua inteligência particular designa-se RALRER. Seu atributo significa contemplação de Deus, verdade de Deus ou Deus oculto. Abaixo deles estão os príncipes IERON, LEONON, EISON, IGAON. Os marbalistas afirmam ter sido IERON, o mestre de Noé. LEONON, o de Edras. RER, recebe as influencias de DAISHA por intermédio de COBERSIODO, para transmiti-las ás potencias inferiores.
13) OÁZ – Décima terceira letra – de onde vem o nome LECIZO, isto é, Deus abençoado. Corresponde ao quarto céu e ao quarto nome MIOLI-IRET. Exerce domínio sobre a esfera de RIÔ, chamado pelos marbalistas KADEZON. A inteligência soberana que comanda a estrela de Júpiter (RIONON), mestre de ABRAHAM. JOPINON foi o mestre de SEM. RIONON recebe as influencias de Deus por intermédio de RAURER para transmiti-las as inteligências de quinta ordem. OÁZ, letra final, corresponde ao quinto céu e ao quinto nome de Deus, MIOLI-OÁBAS, exerce domínio sobre a esfera de MIR,, chamada MIRUSO, a inteligência soberana que governa a estrela MIR denomina-se LENDON, mestre de Sansão. Os marbalistas dão-lhe inúmeros atributos: Fogo de Deus, Punição de Deus, Auxilio e Força de Deus. Tem muitos príncipes sob as suas ordens; os príncipes são: OMUNIRON e BALVARON. LENDOM é encarregado de receber as influencias de Deus por intermédio de RIONON, para transmiti-las às influencias de sexta ordem.
14) REZ – Décima quarta letra – forma o nome EVÁDIM ou formidável, que também significa DEUS FORMIDÁVEL. Essa letra corresponde também ao nome ENULAME (NOBISCUM DEUS) e ao sexto nome de DEUS MIOLI-IRET, cujo significado é DEUS FORTE. Ambos dominam o sexto céu, que é o do Sol, chamado pelos marbalistas de ZOÊ. A primeira inteligência que governa o Sol é chamada MONANDUM. Seu atributo significa CASA DE DEUS. Tem sob suas ordens os príncipes ILEPON, LANON, ELUPAON e ISTARON. Os marbalistas dizem que MONANDUM foi o mestre de Isaac e do jovem Tobias, e o anjo ILEPON, de Jacob. MONANDUM recebe as influencias e virtudes de Deus por intermédio de LEMDON, para transmiti-las, em seguida, ás inteligências de nona ordem. REZ, a letra final, refere-se ao sétimo nome de Deus. ATIRARA, composto de sete letras, significa DEUS IMUTÁVEL e exerce influência sobre o sétimo céu e sobre as inteligências da sétima ordem, as quais governam a esfera de Vênus, chamada de HOÃ. Os marbalistas consagram-lhe diferentes atributos: Amor a Deus, Justiça de Deus, Graças de Deus. Tem sob suas ordens IEURON e IELAGANON. Os marbalistas afirmam que IEURON era o mestre de Davi. IELAGANON recebe influencias de Deus, por intermédio do MONANDUM, para poder transmiti-las as inteligências de oitava ordem.
15) ROÃ – Décima quinta letra – dá origem ao nome EUDÍ-OABAS. Também corresponde ao oitavo nome de Deus: KEMOVO. Os marbalistas chamam-no Deus Santo, Justo e Terrível. Exerce domínio sobre o oitavo céu, que é denominado pelos marbalistas, ZIR. Foi mestre de Salomão e de Samuel. Sob suas ordens está o príncipe IERITON. Recebe a força de Deus por intermédio do MONANDUM, para transmiti-las aos anjos de nona ordem.
16) ZAR – Décima sexta letra – dá origem ao nome KIFRONI, o qual significa DEUS FORTE e corresponde ao nome EIHE-IER tendo domínio sobre o nono céu, que é chamado pelos marbalistas SARI. A inteligência que a governa chama-se IEBRAGON, mestre de José, Josué e Daniel. IEBRAGON recebe a força de Deus por intermédio de ZIR, o qual as transmite ás ordens inferiores que governam a Terra e os elementos.
Aqui termina o mundo astrológico. A seguir, o terceiro mundo, isto é, o mundo elementar atribuído ao Espírito Santo.
17) EZO – Décima sétima letra – corresponde ao décimo oitavo nome: RETÉBRI (Redentor), designa o Fogo, primeiro elemento e lugar aonde vive as BATRULILOS. A inteligência soberana que tem domínio sobre o BATRU é chamada pelos marbalistas de RARUSO, sob suas ordens estão os príncipes ministros e chefes subalternos que são: SACRANE, TEGARON, IBITALON, IVALEGON, ASEFO. A inteligência do Fogo é chamada HOPT. As inteligências do Fogo presidem no verão, o sul. EZO designa o Ar, onde habitam os RETÓLICOS. A inteligência soberana que governa esse elemento é chamada, pelos marbalistas, de ARUSO, e tem sob suas ordens os príncipes DIMAL e ÁTIO. Os principais chefes são chamados ITEVO, RACIL, ITAMON, SOCOMIL, GLICON e DAIMADO. As inteligências do Ar dominam, durante a primavera, o Ocidente e o Oeste.
18) NHÔ – Décima oitava letra – de onde vem o nome NHÔ-ZON, que significa DEUS JUSTO. Essa letra designa a Água, onde habitam os ANIRICAS. A primeira inteligência que domina esse elemento é chamada pelos marbalistas de KADESON, e tem sob suas ordens os príncipes MACEON e DUBELI, e os chefes: SARCES, LEBORIN, IRAVO, BATLAR, BREVA, que dominam, durante o outono, o Oeste ou o Ocidente.
19) OIR – Décima nona letra – dá origem ao ZOATER, cujo significado é DEUS SANTO. Essa letra corresponde á Terra, aonde habitam os FEÓRICOS. A inteligência da Terra chama-se IRAELON e tem, abaixo de si, os príncipes ELADAMO, ORATON, NOYANON, ERADRON, TUARIVO, ARAGU, ROTUARA, IRABAR. As inteligências da Terra presidem, no inverno, o Norte.
20) MOA – Vigésima letra - dá origem ao nome EDÓRTRI, e significa DEUS QUE COMANDA. Essa letra é atribuída ao primeiro principio de Deus, o qual se refere ao reino animal e ao homem, o primeiro de todos os animais e aquele que mais se aproxima do Deus Criador, por sua inteligência e seu espírito, já que Deus o criou á sua imagem.
21) OHI – Vigésima primeira letra – de onde origina-se o nome OHIWIL, que significa DEUS TODO-PODEROSO. Essa letra é associada ao segundo principio de Deus, aquele que dá origem a todas as substâncias vegetais.
22) AOM – Vigésima segunda letra – chama-se UATA, de onde vem o nome DASPURI,que significa Deus da Graça. Essa letra designa o terceiro principio de Deus, o que dá origem a tudo que existe no reino mineral.






































HORBRIS EBATEL MARBÁLICA OCNIZA

BERTRE RIDAMA BU CENUFLIAS DRUS NIOGES BERTRE RAGOBRIR BU ETRAP ADI RECEBITAL, ADI ROTIF LOU KOI FRADOTÉ ZI ATRAWIL. TILTA BU SAVINHAR ZI NIOGE BERTRE REXEBA OMIDE EMBRO ZI RETRACTOM DRU EPÉBIO.

20 20 – BUTLANE
21 21 – BALNEBU
ZI 1º NIOGE OMIDE KOI 22 DE ALTUBA 22 – BUTLABA
1º) TRACTU-PLANTUR 23 23 - BUTULBA
1º) DETRATU-TLAN 24 24 - BATLABU

25 25 – PLANBUL
26 26 – BULPAN
ZI 2º NIOGE OMIDE KOI 27 KOI ALTUBA 27 – TADOPLAN
2º) TRACTU-TURPLAN 28 28 – DOBUTAD
2º) DETRATU-PRUR 29 29 – DORULBA

30 30 – PLABUTA
31 ALTUBA 31 – TADOBUL
ZI 3º NIOGE OMIDEKOI 01 01 – TRANSME
3º) TRACTU-ALPANTU 02 KOI MERINO 02 – FORMANO
3º) DETRATU-NAIO 03 03 – MERIFOR

04 04 – INOTRAI
05 05 – ERINDOR
ZI 4º NIOGE OMIDE KOI 06 KOI MERINO 06 – NOREFOR
4º) TRACTU-TRANTUR 07 07 – ONIMEFO
4º) DETRATU-URNI 08 08 – INOTRAN




09 09 – ABATUBA
10 10 – FOEMINO
ZI 5º NIOGE KOI OMIDE 11 KOI MERINO 11 – ROFERON
5º) TRACTU-TURTRAN 12 12 – ROANIRE
5º) DETRATU-VURI 13 13 – NARTUNI

14 14 – TRAIONI
15 15 – DORNIRE
ZI 6º NIOGE KOI OMIDE 16 KOI MERINO 16 – FORERON
6º) TRACTU-ARTANTU 17 17 – OFEMINO
6º) DETRATU-IRMI 18 18 – TRANONI

19 19 – ERONFOR
20 20 – MINOEFO
ZI 7º NIOGE OMIDE KOI 21 KOI MERINO 21 – NONITRA
7º) TRACTU-TANTURA 22 22 – NIREDOR
7º) DETRATU-ORMI 23 23 – IONITRA

24 24 – TONINAR
25 25 – NIREROD
ZI 8º NIOGE OMIDE KOI 26 KOI MERINO 26 – ERONROF
8º) TRACTU-URATAN 27 27 – MINOFOE
8º) DETRATU-IRMO 28 28 – ATUBARA

29 KOI MERINO 29 – ITRANON
30 30 – ETORELE
ZI 9º NIOGE OMIDE KOI 01 01 – EROFILE
9º) TRACTU-MATUTUR 02 KOI FORELE 02 – ROFEILE
9º) DETRATU-MRIO 03 03 – LEREFOI





04 04 – RELEETO
05 05 – OFILERO
ZI 10º NIOGE OMIDE KOI 06 KOI FORELE 06 – EILEFOR
10º) TRACTU-TURMATU 07 07 –REFOILE
10º) DETRATU-DURI 08 08 – EFOILER

09 09 – FIROLEU
10 10 – ILEROFI
ZI 11º NIOGE OMIDE KOI 11 KOI FORELE 11 – LEFOREI
11º) TRACTU-ATUMRUT 12 12 – FOILERE
11º) DETRATU-DIVI 13 13 – ILEROFE

14 14 – ORELETO
15 15 – EROFILI
ZI 12º NIOGE OMIDE KOI 16 KOI FORELE 16 – FORELEI
12º) TRACTU-MUTARUT 17 17 – LEREFOI
12º) DETRATU-TUTO 18 18 – ROIFERO

19 19 – ELETORO
20 20 – OFILIRE
ZI 13º NIOGE OMIDE KOI 21 KOI FORELE 21 – ELEIFOR
13º) TRACTU-ARUTUMO 22 22 – EFOILER
13º) DETRATU-UTOT 23 23 – FEROROI

24 24 – ETOROLE
25 25 – ILIREFO
ZI 14º NIOGE OMIDE KOI 26 KOI FORELE 26 – OROTELE
14º) TRACTU-TUMOURA 27 27 – ROFIELE
14º) DETRATU-ARTU 28 28 – OFERILE





29 29 – IOROREF
30 KOI FORELE 30 – FEROROI
ZI 15º NIOGE OMIDE KOI 31 31 – EFORILE
15º) TRACTU-DESCTUR 01 KOI TERCORU 01 – UROCRET
15º) DETRATU-TIRI 02 02 – LORUTER

03 03 – RETCORU
04 04 – CRETORU
ZI 16º NIOGE OMIDE KOI 05 KOI TERCORU 05 – OCRETUR
16º) TRACTU-TURSDEC 06 06 – RETORUC
16º) DETRATU-URTA 07 07 – TECORUR

08 08 – RETUROC
09 09 – UROTERC
ZI 17º NIOGE OMIDE KOI 10 KOI TERCORU 10 – RUTERCO
17º) TRACTU-DECURST 11 11 – CUROTER
17º) DETRATU-IRIT 12 12 – RUROCET

13 13 – ROCRETU
14 14 – ERTUROC
ZI 18º NIOGE OMIDE KOI 15 KOI TERCORU 15 – ERCORUT
18º) TRACTU-CURIDER 16 16 – ORUCRET
18º) DETRATU-TRUA 17 17 – TUROCRE

18 18 – ERTOCRU
19 19 – CRETURO
ZI 19º NIOGE OMIDE KOI 20 KOI TERCORU 20 – ORUTREC
19º) TRACTU-IRUCDER 21 21 – UCRETOR
19º) DETRATU-DEVI 22 22 – OCRETUR





23 23 - TOCRURE
24 24 – TRECORU
ZI 20º NIOGE OMIDE KOI 25 KOI TERCORU 25 – RETORUC
20º) TRACTU-REDCURI 26 26 – ETURCRO
20º) DETRATU-ORBI 27 27 – CRURETO

28 28 – CORUTRE
29 KOI TERCORU 29 – DRUCTER
ZI 21º NIOGE OMIDE KOI 30 30 – CROETUR
21º) TRACTU-URIDREC 01 KOI PABEI 01 – ABEIPOR
21º) DETRATU-BURE 02 02 – BEIPORA

03 03 – APOBEIO
04 04 – BEIPABO
ZI 22º NIOGE OMIDE KOI 05 KOI PABEI 05 – EBAPIBO
22º) TRACTU-DEMOTUR 06 06 – EIPABOR
22º) DETRATU-ARBE 07 07 – BIEPORA

08 08 – BEIOAPO
09 09 – PABOBEI
ZI 23º NIOGE OMIDE KOI 10 KOI PABEI 10 – PIBOEBA
23º) TRACTU-TUROMED 11 11 – PABOREI
23º) DETRATU-BRAE 12 12 – PORABIE

13 13 – OAPOBEI
14 14 – BOBEIPA
ZI 24º NIOGE OMIDE KOI 15 KOI PABEI 15 – BOEBAPI
24º) TRACTU-OMEDRUT 16 16 – BOREIPA
24º) DETRATU-ZINO 17 17 – ABIEPOR





18 18 – POBEIOA
19 19 – RABOPEI
ZI 25º NIOGE OMIDE KOI 20 KOI PABEI 20 – BAPIBOE
25º) TRACTU-DRUTEMO 21 21 - REIPABO
25º) DETRATU-ONIZ 22 22 – EPORABI

23 23 - OBEIPOA
24 24 – EIBABOP
ZI 26º NIOGE OMIDE KOI 25 KOI PABEI 25 – PABIBOE
26º) TRACTU-TURDEMO 26 26 – EIPARBO
26º) DETRATU-INOZ 27 27 – PORABIE

28 28 - EIPOBOA
29 29 – BABOPEI
ZI 27º NIOGE OMIDE KOI 30 KOI ZOEPA 30 – BIBOPAE
27º) TRACTU-COLETUR 31 31 – PARBOEI
27º) DETRATU-URTO 01 01 - .......

02 02 – OEPAZIR
03 03 – PAZOERI
ZI 28º NIOGE OMIDE KOI 04 KOI ZOEPA 04 – EPAZOZI
28º) TRACTU-TURELOC 05 05 – ZIZOPEO
28º) DETRATU-TRUD 06 06 – POEZAZI

07 07 - PAZIROE
08 08 – ZOERIPA
ZI 29º NIOGE OMIDE KOI 09 KOI ZOEPA 09 – AZOZIPE
29º) TRACTU-ELOCURT 10 10 – ZOPEOZI
29º) DETRATU-VENE 11 11 – ZAZIPOE





12 12 - ZIROEPA
13 13 – ERIPAZO
ZI 30º NIOGE KOI 14 KOI ZOEPA 14 – OZIPEZA
30º) TRACTU-UCROLET 15 15 – PEOZIZO
30º) DETRATU-BOLE 16 16 – ZIPOEZA

17 17 - APEORIZ
18 18 – OZAPIRE
ZI 31º NIOGE KOI 19 KOI ZOEPA 19 – AZEPIZO
31º) TRACTU-ORLETUC 20 20 – OZIZOEP
31º) DETRATU-ELOB 21 21 – AZEOPIZ

22 22 - ORIZEPA
23 23 - PIREOZA
ZI 32º NIOGE KOI 24 KOI ZOEPA 24 – PIZOAZE
32º) TRACTU-LETUCRO 25 25 – ZOEPOZI
32º) DETRATU-OBLE 26 26 – OPIZAZE

27 27 - ZEPAORI
28 28 - EOZAPIR
ZI 33º NIOGE KOI 29 KOI ZOEPA 29 – OAZEPIR
33º) TRACTU-TULECRO 30 30 – PUZIZOE
33º) DETRATU-TRON 31 31 – ZAZEOPI

01 01 – GIRAREI
02 02 – IRAGREI
ZI 34º NIOGE KOI OMIDE 03 KOI IERGIRA 03 – GIREIRA
34º) TRACTU-HIBETUR 04 04 – GREIIRA
34º) DETRATU-NOZA 05 05 – RIGREIA





06 06 - RAREIGI
07 07 - AGREIRI
ZI 35º NIOGE KOI OMIDE 08 KOI IERGIRA 08 – EIRAGIR
35º) TRACTU-TUHIBER 09 09 – GREIARI
35º) DETRATU-AZON 10 10 – RAGIREI

11 11 - REIGIRA
12 12 - REIRIGA
ZI 36º NIOGE KOI OMIDE 13 KOI IERGIRA 13 – EIARERI
36º) TRACTU-HITUBER 14 14 – IERARIG
36º) DETRATU-OZAN 15 15 – IERAGRI

16 16 - ARIGIER
17 17 – AGIRIER
ZI 37º NIOGE KOI OMIDE 18 KOI IERGIRA 18 – IRGRAIE
37º) TRACTU-BERUTIH 19 19 – IRGAREI
37º) DETRATU-KIVA 20 20 – RIGARIE

20 21 – GIERARI
22 22 – RIERAGI
ZI 38º NIOGE KOI OMIDE 23 KOI IERGIRA 23 – GRAIERI
38º) TRACTU-RUBETIH 24 24 – GAREIRI
38º) DETRATU-AVIK 25 25 – GARIERI

26 26 – IGAREIR
27 27 – IREIARG
ZI 39º NIOGE KOI OMIDE 28 KOI IERGIRA 28 – IRIERAG
39º) TRACTU-TIHURBE 29 29 – IREIGAR
39º) DETRATU-IVAK 30 30 – EIRIRAG





01 01 – RULIWAN
02 02 – URILUWI
ZI 40º NIOGE KOI OMIDE 03 KOI WILUR 03 – WIRULIN
40º) TRACTU-RENATUR 04 04 – IRUWANI
40º) DETRATU-DIZO 05 05 – RILUWAR

06 06 – LIWANRU
07 07 – LUWIURI
ZI 41º NIOGE KOI OMIDE 08 KOI WILUR 08 – ULINWIR
41º) TRACTU-TUREMAR 09 09 – WANIIRU
41º) DETRATU-OZID 10 10 – UWARRIL

11 11 – WANRULI
12 12 – WIURILU
ZI 42º NIOGE KOI OMIDE 13 KOI WILUR 13 – INWIRLU
42º) TRACTU-ENATURI 14 14 – ARRILWU
42º) DETRATU-ARTU 15 15 – RULIARW

16 16 – ANRUWLI
17 17 – URILUWI
ZI 43º NIOGE OMIDE KOI 18 KOI WILUR 18 – WIRLUNI
43º) TRACTU-TRUIANE 19 19 – RILWURA
43º) DETRATU- TURA 20 20 – WARRILU


21 21 – RUWLINA
22 22 – LUWIURI
ZI 44º NIOGE KOI OMIDE 23 KOI WILUR 23 – LUNIWIR
44º) TRACTU – IANETRN 24 24 – WURARIL
44º) DETRATU – BERE 25 25 – RILUWAR




26 26 – LINARUW
27 27 – WIURILU
ZI 45º NIOGE KOI OMIDE 28 KOI WILUR 28 – NIWIRLU
45º) TRACTU – NEPRUIA 29 29 – RARILWU
45º) DETRATU – EREB 30 30 – LUWARRI

31 31 – ULURIWI
01 01 – ROMINAR
ZI 46º NIOGE KOI OMIDE 02 KOI ANIMOR 02 – OMINARI
46º) TRACTU – PROPTUR 03 03 – NIAMORA
46º) DETRATU – NOTI 04 04 – MOINARA

05 05 – MORANIN
06 06 – MINARRO
ZI 47º NIOGE KOI OMIDE 07 KOI ANIMOR 07 – NARIOMI
47º) TRACTU – TURPROP 08 08 – MORANIA
47º) DETRATU – INOT 09 09 – NARAMOI


10 10 - ANINMOR
11 11 – ARROMIN
ZI 48º NIOGE KOI OMIDE 12 KOI ANIMOR 12 – IOMINAR
48º) TRACTU – PROTRUP 13 13 – ANIAROM
48º) DETRATU – TIZI 14 14 – AMOINAR


15 15 - ROMNIMA
16 16 - NIMORRA
ZI 49º NIOGE KOI OMIDE 17 KOI ANIMOR 17 – RANIMOI
49º) TRACTU – PRUPTRO 18 18 – MORAINA
49º) DETRATU – IZIT 19 19 – RANIOMA



20 20 - NIMARON
21 21 – MORRANI
ZI 50º NIOGE KOI OMIDE 22 KOI ANIMOR 22 – NIMOIRA
50º) TRACTU – ORTPRUP 23 23 - RAINAMO
50º) DETRATU – ORUO 24 24 – NIOMARA

25 25 – DRAMANI
26 26 – ARRIMON
ZI 51º NIOGE KOI OMIDE 27 KOI ANIMOR 27 – RIOMINA
51º) TRACTU – URPTROP 28 28 – AINIARI
51º) DETRATU – OURO 29 29 – AIMONAR

30 30 – IRIANIA
01 01 – BIZOÃNA
ZI 52º NIOGE KOI OMIDE 02 KOI ZOÃBI 02 – ZOÃNABI
52º) TRACTU – ATINTUR 03 03 – ÃMBINAR
52º) DETRATU – UKRA 04 04 – ROÃBIZO


05 05 – ANIAIRI
06 06 – OÃNABIZ
ZI 53º NIOGE KOI OMIDE 07 KOI ZOÃBI 07 – NARÃNBI
53º) TRACTU – RUTINAT 08 08 – NABIZOÃ
53º) DETRATU – KRIA 09 09 – BIZOROÃ


10 10 - AIRIANI
11 11 - ABIZOÃN
ZI 54º NIOGE KOI OMIDE 12 KOI ZOÃBI 12 – ÃMBIANA
54º) TRACTU – INATRUR 13 13 – OROÃBIZ
54º) DETRATU – AIRK 14 14 – ZOBIROÃ



15 15 - RIANIAI
16 16 - NÃOZIBA
ZI 55º NIOGE KOI OMIDE 17 KOI ZOÃBI 17 – ANAIBNÃ
55º) TRACTU – TRURINA 18 18 – ZIBÃORO
55º) DETRATU – IKRA 19 19 – AORIBOZ

20 20 - NIAIRIA
21 21 - ZIBANÃN
ZI 56 º NIOGE KOI OMIDE 22 KOI ZOÃBI 22 – IBINANA
56º) TRACTU – ANIRURT 23 23 – BAOROZI
56º) DETRATU- KARI 24 24 – RIBOZÃO


25 25 – BOBAORO
26 26 – ZÃORIBO
ZI 57º NIOGE KOI OMIDE 27 KOI ZOÃBI 27 – ANABINI
57º) TRACTU – RURITAN 28 28 – BAZIBOÃ
57º) DETRATU – URKA 29 29 – ZOBÃNIZ


30 30 - BOÃBAZIR
31 31 - RIZÃBON
ZI 58º NIOGE KOI OMIDE 01 KOI SÉRCIS 01 – SICRÉSO
58º) TRACTU – IRURANT 02 02 – CRESICO
58º) DETRATU – AKRU 03 03 – ERSICOR


04 04 – ROSICRE
05 05 - CRÉSORO
ZI 59º NIOGE KOI OMIDE 06 KOI SÉRCIS 06 – ISECROR
59º) TRACTU – REVOTUR 07 07 – IRESIRO
59º) DETRATU – ORDE 08 08 – SERICOR


09 09 – CRÉSOSI
10 10 – SICOCRE
ZI 60º NIOGE KOI OMIDE 11 KOI SÉRCIS 11 – SICORER
60º) TRACTU – TUROVER 12 12 – SICRERO
60º) DETRATU – EDRO 13 13 – SOROCRÉ


14 14 – CRORISE
15 15 – SIROIRE
ZI 61º NIOGE KOI OMIDE 16 KOI SÉRCIS 16 – ICORSER
61º) TRACTU – VERTURO 17 17 – SOSICRÉ
61) DETRATU – URDE 18 18 – COCRESI

19 19 – CORERSI
20 20 – CREROSI
ZI 62º NIOGE KOI OMIDE 21 KOI SÉRCIS 21 – ROCRÉSO
62º) TRACTU –TUVERRO 22 22 – RISECRO
62º) DETRATU – ORRU 23 23 – OIRERIS


24 24 - ERSICOR
25 25 – ROSICRE
ZI 63º NIOGE KOI OMIDE 26 KOI SÉRCIS 26 – CRÉSORO
63º) TRACTU – VERRUTE 27 27 – SECRORI
63º) DETRATU – KRAÚ 28 28 – RERISOI

29 29 - ICORERI
30 30 - ICREROS
ZI 64º NIOGE KOI OMIDE 31 KOI OMIDE 31 – ISOIRER
64º) TRACTU – REINTUR 01 BONIBAL 01 – LABINOB
64º) DETRATU – TOBA 02 02 – NIBALBO



03 03 – BALBONI
04 04 – BALINOB
ZI 65º NIOGE KOI OMIDE 05 KOI OMIDE 05 – INOBALO
65º) TRACTU – TURREIN 06 BONIBAL 06 – ONIBALO
65º) DETRATU – BATO 07 07 – IBALNOB


08 08 – BALIMBO
09 09 - ALINOBO
ZI 66º NIOGE KOI OMIDE 10 KOI OMIDE 10 – OBALONI
66º) TRACTU – IENRRUT 11 BONIBAL 11 – OBLABIN
66º) DETRATU – OTAB 12 12 – ABINOBO


13 13 – OLABONI
14 14 – ONILABO
ZI 67º NIOGE KOI OMIDE 15 KOI OMIDE 15 – MILABOB
67º) TRACTU – NEIRRUT 16 BONIBAL 16 – IBALBON
67º) DETRATU – ATOB 17 17 – BONIOLA


18 18 – OLABONI
19 19 – ABOBLIM
ZI 68º NIOGE KOI OMIDE 20 KOI OMIDE 20 – BAILBON
68º) TRACTU – URRITEN 21 BONIBAL 21 – NIOLABO
68º) DETRATU – EIDA 22 22 – IOLABON


23 23 – BALOBIN
24 24 – LOINOBA
ZI 69º NIOGE KOI OMIDE 25 KOI OMIDE 25 – NOBLABI
69º) TRACTU- TENIRRU 26 BONIBAL 26 – BINBALO
69º) DETRATU – DAIE 27 27 – ABONIOL

28 28 – NOBLIBA
01 01 – ABULTAR
ZI 70º NIOGE KOI OMIDE 02 KOI OMIDE 02 – BATULAN
70º) TRACTU – TUNAPLA 03 ALTUBA 03 – TULANBA
70º) DETRATU – DEAI 04 04 – BANUTLO


05 05 – RALTUBA
06 06 – NALUBAT
ZI 71º NIOGE KOI OMIDE 07 KOI OMIDE 07 – TUBARAL
71º) TRACTU – APLATUN 08 ALTUBA 08 – ABULTAN
71º) DETRATU – ALPA 09 09 – TABULAN


10 10 – LARABUT
11 11 – ULANBAT
ZI 72º NIOGE KOI OMIDE 12 KOI OMIDE 12 – LATAMBA
72º) TRACTU – NUTALPA 13 ALTUBA 13 – BAMATAL
72º) DETRATU – UTAN 14 14 – AMALBUR



















NIOGE – Uma entidade invisível, habitante dos ares, que, em dado momento, empolgava o homem e lhe segredava, aos ouvidos, como uma inspiração. Isto é, soprava, para dentro da alma op que devia este deveria dizer ou fazer. O Nioge é um ser que traz algum decreto, alguma mensagem de Deus. Sua posição é apenas de dictafone.

ORNIGE – Entidade invisível da falange do DESGADUM, cuja única finalidade é exortar as almas para tentar conduzi-las para o TADEL.

CORINTA – Frase sobre a qual nosso Nioge recomenda refletir.

APANTIR – Oração que deve ser feita ao morto, para auxiliar o APANZE a apaziguar os mortos.

APANZE – Entidade apaziguadora dos nossos mortos.

APIANZE – Indicador dos mortos.

RANCARBE – Encarnação.

QUEIBARO – Barqueiro do reino dos mortos.

TORCAMI – Caminho até o Reino dos Mortos.

ORCUPEDO – Sepulcro.













EHVIL, O 1º NIOGE

Seu atributo é interpretado: “Deus elevado e exaltado acima de todas as coisas”.
Exerce domínio sobre os marbalistas. O nome de Deus, conforme este idioma, é MONANDUM. Governa o primeiro arco do Oriente, durante a primavera, ou seja, os cincos primeiros graus da esfera, que começam a 20 de março, à meia-noite, e vão até 24 de março, correspondente à primeira década do Calendário Sagrado, e ao primeiro Tenarca chamado TERON, sobre a influência de MIR.
Esse Nioge e os que seguem, até o 8º, pertencem à primeira ordem dos RUTÁI, a que os ortodoxos chamam: Coro dos Farusos. Habita a região do Fogo e seu signo é o PLANTADOR. Preside os dias: 20 de março, 31 de maio, 11 de agosto, 22 de outubro e 02 de janeiro. Sua invocação é feita voltada para o Oriente, a partir da meia-noite, em ponto, até meia-noite e vinte minutos, para obtenção de luzes. É pela virtude desses nomes divinos, que se é iluminado pelo Espírito de Deus. Estes nomes devem ser pronunciados precisamente neste horário, recitando-se o terceiro versículo do Salmo 3 (Et tu domine susceptor meus et gloria mea et exaltans caput meum). É preciso ter seu TUANI preparado, segundo a arte marbalista.
A pessoa, nascida sob a influencia deste Nioge, tem um espírito sutil, é dotada de uma grande sagacidade, é apaixonada pelas ciências e artes, capaz de empreender e executar as coisas mais difíceis; sentirá atração pela vida militar, devido à influência de MIR; terá muita energia, por ser regida pelo Fogo.
O mau Nioge (Ornige) influi sobre os homens turbulentos, domina a impetuosidade e a cólera.
O Ornige é IFOLEU e torna os homens turbulentos e domina a impetuosidade e a cólera.



CORINTA:
“ O filho sábio, a seu pai, dá alegria; porém, o filho insensato é a tristeza de sua mãe”.

APANTIR:

Revelação do Imeroni, que Daisha lhe concedeu, a fim de descobrir, aos seus servos, o que dentro de um pouco deve acontecer, e o fez conhecer, por intermédio de um Rutái, enviado ao seu Jancro Zir Efaral, o que deu testemunho do Imeroni, em todas as coisas que viu.

EMAN































ILEON, O 2º NIOGE

Seu atributo: “Deus socorre”. Exerce domínio sobre a Turquia (esse povo dá a Deus o nome de AYDY). Seu arco se estende do 6º ao 10º grau, inclusive, corresponde a influência do Tenarca chamado MOROL e à primeira década. Preside os dias 21 de março, 1º de junho, 12 de agosto, 23 de outubro e 3 de janeiro.
Invoca-se esse Nioge para apaziguar as revoltas populares e para se obter a vitória contra os que nos atacam injustamente.
É preciso proferir o nome do gênio e recitar o versículo 20 do Salmo 21 (Tu autem domine ne elongaveris auxilium tu um a me ad defensionem mean conspice). Entre meia-noite e vinte minutos e meia-noite e 40 minutos, que é a hora favorável.
Esse Nioge tem domínio sobre os reis e príncipes, mantém seus súditos obedientes; influi sobre a geração de todos os seres que existem no reino animal; restabelece a paz entre os esposos e a felicidade conjugal.
Os que nasceram sobre esta influência têm espírito jovial, maneiras galantes e agradáveis, e são apaixonados pelo sexo.
O Ornige é NONTEU, contrário Nioge, tem domínio sobre tudo o que é nocivo aos seres vivos, gosta de desunir os esposos, desviando-os de seus deveres; inspira o gosto pelo celibato e pelos maus costumes.






CORINTA:

“Os tesouros da impiedade de nada servirão; mas a justiça livrará da morte”.

APANTIR:

“Bem aventurado aquele que lê e ouve as palavras desta profecia e guarda as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo. Zir Efaral as 7 Remói, que há na Ásia. Graças a vós outros, e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, e dá dos 7 Espíritos que estão diante do seu trono”.

EMAN






























ETALON, O 3º NIOGE


Seu atributo: “Deus, a esperança de todas as criaturas”. Corresponde ao nome santo de Deus Allah.
Seu arco estende-se do 11º ao 15º grau da esfera, inclusive, corresponde á segunda década e ao Tenarca chamado TELEF, sob a influência do ZOÊ.
Preside os dias: 22 de março, 02 de junho, 13 de agosto, 24 de outubro e 4 de janeiro. Invoca-se este Tenarca contra as adversidades; inicia-se o pedido com os nomes divinos e o 2º versículo do Salmo 90. (Dicer domino: Suceptor meus es tu et refugium meum, Deux meus sperabo in eum). A hora favorável se dá entre meia-noite e quarenta minutos e 1 hora.
Exerce domínio sobre a nobreza, a generosidade e os altos cargos; protege contra as armas e animais ferozes. A pessoa nascida sob essa influência ama a verdade, mantém sua palavra e terá prazer em servir os que têm necessidade dos seus préstimos.
O Ornige é LINEZEU e domina a hipocrisia, a ingratidão e o perjúrio.
ALLAH chamava-se, entre os Atlantes, ELIN.








CORINTA :

“O Senhor não afligirá com fome a alma do justo, mas desfará as traições dos ímpios”.

APANTIR:

“E da parte do IMERONI, que é a testemunha fiel, o primogênito dos mortos, e o príncipe dos reis da Terra, que nos amou e nos livrou dos nossos pecados no seu sangue. E nos fez sermos o Reino, os Sacerdotes de Deus e seu Pai; a Ele, a glória e o império pelos séculos”.

EMAN































AHALEIL, O 4º NIOGE



Seu atributo: “Deus Oculto”. Corresponde ao santo nome de Deus Allah, segundo o idioma dos Caldeus.
Seu arco estende-se do 16º ao 20º grau da esfera, inclusive. Corresponde à segunda década e ao Tenarca chamado MEFOL.
Preside os dias: 23 de março; 3 de junho, 14 de agosto, 25 de outubro e 5 de janeiro. É invocado contra os tormentos do espírito e para conhecer os traidores. É preciso iniciar o pedido com o 4º versículo do Salmo 6 (Convertere domine, et eripe anima meam: salvum me fac propter mesericordiam tuam). A hora favorável se dá entre 1 hora e 1 hora e vinte minutos.
Esse Nioge domina as viagens, as expedições marítimas e influi sobre as descobertas úteis. A pessoa nascida sob essa influência será engenhosa, feliz nas suas empresas e apaixonada por viagens.
O Ornige é ARABEU e domina a má educação, as descobertas perigosas à sociedade e causa entraves a todas as empresas.
O nome de Deus dos Caldeus, entre os Atlantes, era RAME.





CORINTA:

“A mão remissa tem produzido indigência; mas a mão dos fortes adquire riqueza”.

APANZE:

“Ei-lo aí, vem sobre as nuvens e todo olho o verá. E os que transpassaram. Baterão nos peitos ao vê-lo, todas as tribos da Terra. Assim se cumprirá. Eu sou o ZOÊ e o MAÔ, o principio e o fim, diz o Senhor Deus, que é, que era e que há de vir, o Todo Poderoso”.

EMAN































ISIAIL, O 5º NIOGE


Seu atributo: “Deus Salvador”. Corresponde ao Santo nome TEUT ou THEUTH, segundo o idioma dos egípcios.
Seu arco estende-se do 21º ao 25º grau, inclusive. Corresponde à terceira década e ao Tenarca chamado TELDO, sob a influência de HOÃ.
Preside os dias: 24 de março, 4 de junho, 15 de agosto, 26 de outubro e 6 de janeiro. A invocação é feita entre 1 hora e vinte minutos e 1 hora e 40 minutos. Invoca-se esse Nioge para viver em paz com todo o mundo. É preciso pronunciar os nomes divinos e o 4º versículo do Salmo 33 (Exquisivi dominum, et exaudivit me: et ex omnibus tribulationibus méis eripuit me).
Exerce domínio sobre as altas ciências, a Filosofia oculta, a Teologia, e as artes liberais. A pessoa nascida sob essa influência aprenderá tudo que quiser facilmente e terá a fisionomia e o caráter agradáveis e será apaixonada pelos prazeres honestos.
Seu Ornige é OSIXEU que tem domínio sobre a ignorância e a libertinagem e todas as más qualidades do corpo e do espírito.
TEUT ou THEUTH chamava-se, entre os Atlantes, LOSI.






CORINTA:

“O que se estriba em mentiras, sustenta-se de ventos: e ele mesmo corre atrás de pássaros que voam”.

APANTIR:

“Eu, ZIR EFARAL, vosso irmão, que tenho parte na tribulação e no Reino, na paciência, no Imeroni, estive numa ilha que se chama ALHIL, por causa da palavra de DAISHA e LELO ONUMETUM do IMERONI. Eu fui arrebatado em espírito e ouvi, por trás de mim, uma grande voz como de trombeta que dizia: ‘O que vês, escreve em um livro e envia para as próximas sete igrejas do MONANDUM’”.

EMAN





























ALEON, O 6º NIOGE



Seu atributo: “Deus Louvável”. Corresponde ao nome ABED, segundo o idioma dos etíopes.
Seu arco estende-se do 26º ao 30º grau, inclusive. Corresponde à terceira década e ao Tenarca chamado DALOL.
Preside os dias: 25 de março, 05 de junho, 16 de agosto, 27 de outubro e 07 de janeiro. Invoca-se este Nioge para adquirir a iluminação e para curar as doenças. É necessário recitar o 11º versículo do Salmo 9 (Psallite domino, qui habitat in sion, annunciate inter gentes studia ejus). A hora favorável se dá entre 1 hora e 40 minutos e 2 horas.
Esse Nioge exerce domínio sobre o amor, a fama, as ciências, as artes e as fortunas. A pessoa nascida sob essa influência gostará de ser conhecida e alcançará a celebridade por seus talentos e ações.
O Ornige é EWINFU e domina a ambição, leva os homens a quererem elevar-se acima dos outros, influi sobre todos os que procuram alcançar a fortuna por meios ilícitos.
ABED chamava-se, entre os Atlantes, WILE.





CORINTA:

“Aquele que ajunta no tempo da messe é filho sábio; mas o que dorme tranqüilo no estio é filho da confusão”.

APANTIR:

“E me voltei para ver quem falava comigo e vi 7 candeeiros de ouro, e, no meio dos 7 candeeiros de ouro, há um semelhante ao Filho do Homem, vestido de uma roupa talar e cingido pelo peito com uma cinta de ouro”.

EMAN
































CHIAIL, O 7º NIOGE



Seu atributo: “Deus Bom e Paciente”. Corresponde ao Deus armênio.
Seu arco estende-se do 31º ao 35º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 4ª década e ao Tenarca chamado TEBAA, sob a influência de ZIR.
Preside os dias: 26 de março, 06 de junho, 17 de agosto, 28 de outubro e 08 de janeiro. Sua invocação é feita entre 2 horas e 2 horas e 20 minutos. Deve-se recitar os 8º versículo do Salmo 102 (Miserator et misericors dominus: longanimis, et multum misericors).
Esse Nioge domina a paciência, descobre os segredos da natureza, influi sobre a propagação das luzes e sobre o trabalho. A pessoa nascida sob essa influência achará prazer em instruir-se sobre coisas úteis, terá êxito ao executar os trabalhos mais difíceis e descobrirá muitos métodos úteis ás artes.
Seu Ornige é CARDIU, que é inimigo das luzes, domina a negligência, a preguiça e a apatia pelo estudo.
O nome do Deus armênio, entre os Atlantes, era ERCA.






CORINTA:

“A benção do Senhor é sobre a cabeça do justo, mas a iniqüidade dos ímpios cobre-lhes o rosto”.

APANTIR:

“A sua cabeça, porém, e seus cabelos são brancos como a lã branca e como a neve, e os seus olhos pareciam duas contas de vidro. Seus pés eram semelhantes ao latão fino”.

EMAN
































HELAON, O 8º NIOGE



Seu atributo: “Deus Adorável”. Ele corresponde ao Santo nome MOTI, segundo o idioma dos Georgianos, cujo nome era SORA, entre os Atlantes.
Seu arco estende-se don 36º ao 40º grau da esfera, inclusive. Corresponde à quarta década e ao Tenarca chamado TEANE.
Preside os dias: 27 de março, 07 de junho, 18 de agosto, 29 de outubro e 09 de janeiro. Invoca-se o auxilio deste Nioge entre 2 horas e 20 minutos e 2 horas e 40 minutos, pronunciando-se o 6º versículo do Salmo 94 (Venite adoremus, et procidamus: et ploremos ante dominum, qui fecit nos).
Presta ajuda na obtenção da benção de Deus e na expulsão dos maus espíritos. Esse Nioge exerce domínio sobre todas as produções agrícolas, principalmente as que são necessárias à existência dos homens e dos animais. Inspira o homem a elevar-se em direção a Deus, a fim de agradecer-lhe por todos os bens enviados a Terra. A pessoa nascida sob essa influência amará o trabalho, a agricultura, o campo, a caça e terá atividades nos negócios.
Seu Ornige é AROZIU e produz tudo o que é nocivo aos produtos da terra e leva o homem a blasfemar contra Deus.




CORINTA:

“A memória do justo será acompanhada de louvores; o nome dos ímpios apodrecerá”.

APANTIR:

“E tinha na sua direita sete estrelas. Sai de sua boca uma espada aguda de dois fios. Seu rosto resplandecia como o Sol na sua força. Logo que o vi, caí ante seus pés. Porém o primeiro e o último. O ZOÊ e o MAÔ”.

EMAN
































ZIEON, O 9º NIOGE




Seu atributo: “Deus de Misericórdia”. Corresponde ao Santo nome AGZI, segundo o idioma dos Abissínios, cujo nome entre os Atlantes era ÍFON.
Seu arco estende-se do 41º ao 45º grau da esfera, inclusive. Corresponde à quinta década e ao Tenarca TELOC, sob a influência de SARI. Esse Nioge e os que seguem, até o 16º pertencem à segunda ordem dos RUTÁI, a que os marbalistas chamam Coro dos Arusos.
Preside os dias: 28 de março, 08 de junho, 19 de agosto, 30 de outubro e 10 de janeiro. Sua invocação é feita entre 2 horas e 40 minutos e 3 horas, recitando-se o 6º versículo do Salmo 24 (Reminiscere miserationum tuarum, domine, et misericordiarum tuarum quae a saeculo sunt).
Ajuda a obter a misericórdia de Deus, o cumprimento de uma promessa feita por uma pessoa, a amizade e o favor dos poderosos. Exerce domínio sobre a fé vigorosa e a reconciliação. Os nascidos sob essa influência serão sinceros nas suas promessas e perdoarão facilmente os que lhes ofenderem.
Seu Ornige é NEIFON e domina o ódio e a hipocrisia, influi sobre os que usam de todos os meios para enganar os outros e torna os inimigos irreconciliáveis.



CORINTA:

“O que é sábio de coração recebe os avisos; o insensato é ferido pelos lábios”.

APANTIR:

“Mas eis aqui, estou eu, vivo, por séculos dos séculos, e tenho todas as chaves. Escreve, pois as coisas que viste, e as que são. As que têm de suceder ao depois destas”.

EMAN
































DIOIL, O 10º NIOGE




Seu atributo é: “Deus Propício”. Corresponde aos nomes divinos SIRÉ e EIPI, segundo o idioma dos persas. Este nome na linguagem dos Atlantes era CEILI.
Seu arco estende-se do 46º ao 59º grau, inclusive. Corresponde à 5ª década e ao Tenarca chamado ANEOL.
Preside os dias: 29 de março, 09 de junho, 20 de agosto, 31 de outubro e 11 de janeiro. Sua invocação é feita entre 3 horas e 3 horas e 20 minutos, recitando-se o 22º versículo do Salmo 32 (Fiat misericórdia tua domine super nos: quemaomodum speravimus in te).
É favorável aos que têm crimes ocultos e temem ser descobertos. Esse Nioge exerce domínio sobre a raiva e a peste, influi também na cura das doenças. A pessoa nascida sob essa influência gozará de boa saúde, será feliz em suas empresas, terá a estima dos que a conherem e freqüentará as melhores sociedades.
O Ornige é EVENFU e influi sobre os que negligenciam a sua saúde e seus negócios.





CORINTA:

“Aquele que anda em simplicidade, anda afoutamente; aquele, porém que perverte os seus caminhos, será descoberto”.

APANTIR:

“O mistério das sete igrejas e dos sete anjos era os sete candeeiros de ouro e os setes Jancros; escreve para a REMÔI, que será feita na Ásia. Isto dirá aquele que tem no seu coração os 7 candeeiros”.

EMAN































VIAVIL, O 11º NIOGE


Seu atributo: “Deus Louvado e Exaltado”. Corresponde ao Santo nome de Deus, do Latim, cujo nome, entre os latinos, é ECRA.
Seu arco estende-se do 51º ao 55º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 6ª década e ao Tenarca TELAI, sob a influência de RER.
Preside os dias: 30 de março, 10 de junho, 21 de agosto, 1º de novembro e 12 de janeiro. A hora favorável está entre 3 horas e 20 minutos e 3 horas e 40 minutos. Recita-se o 50º versículo do Salmo 17 (Vivir dominus et benedictus Deus meus, et exultatur Deus salutis meae).
Auxilia na obtenção da vitória, protege contra o raio. Domina a fama, influi sobre as pessoas notáveis, os sábios e sobre todos aqueles que se tornam célebres por seus talentos.
O Ornige é ELECEU e domina o orgulho, a ambição, o ciúme e a calunia.

CORINTA:

“O que faz sinais com os olhos causará dor; e o insensato será estimulado pelos lábios”.





APANTIR:

“Eu sei das tuas obras e do teu trabalho, sei da tua paciência e também sei que tu podes suportar os maus; que tens provado dos que dizem ser Kisbri e não o são. E tu os achaste mentirosos, tiveste paciência e sofreste pelo seu nome, e não tens desfalecido”.

EMAN



































AHAIL, O 12º NIOGE




Seu atributo: “Deus Refúgio”. Corresponde ao santo nome THÉOS, do grego, cujo nome correspondente nos Atlantes era FION.
Seu arco estende-se do 56º ao 60º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 6ª década e ao Tenarca chamado COLEOL.
Preside os dias: 31 de março, 11 de junho, 22 de agosto, 02 de novembro e 13 de janeiro. Invoca-se seu auxílio contra as adversidades, declamando-se o 22º versículo do Salmo 9 (Ut quid domine recessisti longê, despicis in opportunitatibus, in tribulatione).
A hora favorável se dá entre 3 horas e 40 minutos e 4 horas. Este Nioge exerce domínio sobre os sonhos e revela os mistérios ocultos aos mortais. A pessoa nascida sob essa influência tem modos suaves, fisionomia amável e maneiras agradáveis.
Seu Ornige é chamado NOIFEU e domina a indiscrição e a mentira; influi sobre todos aqueles que abusam da confiança de outras pessoas.








CORINTA:

“A boca do justo é veia da vida; a boca dos ímpios esconde a iniqüidade”.

APANTIR

“Mas tenho contra ti, que deixaste a tua primeira caridade. Lembra-te pois de onde caíste, arrepende-te e faze as primeiras obras. E, se não, venho a ti e moverei o teu candeeiro do seu lugar, se não fizeres penitência”.

EMAN
































ZALEON, O 13º NIOGE



Seu atributo: “Deus Glorificado sobre todas as coisas”. Corresponde ao santo nome de Deus BOOG, no idioma dos ilirianos.
Seu arco estende-se do 61º ao 65º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 7ª década e ao Tenarca chamado TEBRE, sob a influência de RIÔ.
Preside os dias: 1º de abril, 12 de junho, 23 de agosto, 03 de novembro e 14 de janeiro. A hora favorável se dá entre 4 horas e 4 horas e 20 minutos. É necessário recitar-se o 6º versículo do Salmo 97 (Jubilate deo omnis terra: cantate e exultate, et psallite).
Exerce domínio sobre amizade, reconciliação e fidelidade conjugal. A pessoa nascida sob essa influência aprenderá o que quiser facilmente. Terá memória excelente e se distinguirá por sua habilidade.
Seu Ornige é FOLIEU e domina a ignorância, o erro e a mentira, influi sobre os espíritos limitados que nada desejam aprender ou fazer






CORINTA:

“O ódio excita rixas; a caridade cobre todos os delitos”.

APANTIR

“Mas isto tens de bom, que aborrece as leis dos maus, que eu também aborreço. Nossa lei é boa, e, por isso, o aborrecimento das leis contrárias à ordem”.

EMAN




































BAZON, O 14º NIOGE



Seu atributo: “Deus Conservador”. Corresponde ao santo nome DIOS, do espanhol. Seu nome, entre os Atlantes, era ARCE.
Seu arco estende-se do 66º ao 70º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 7ª década e ao Tenarca designado BREDOL.
Preside os dias: 02 de abril, 13 de junho, 24 de agosto, 04 de novembro e 15 de janeiro. Invoca-se este Nioge contra aqueles que procuram usurpar a fortuna alheia. É preciso recitar o 9º versículo do Salmo 9 (Et factus es dominus refugium pauperis; adjutor in oportunitatibus, in tribulatione).
A hora favorável se dá entre 4 horas e 20 minutos e 4 horas e 40 minutos. Exercendo domínio sobre a justiça, a verdade e a liberdade, livra os oprimidos e os prisioneiros, protege a inocência e faz conhecer a verdade. A pessoa nascida sob essa influência amará a jurisprudência e se distinguirá na área da advocacia.
O Ornige chama-se CECREU e domina a calúnia, o falso testemunho e os processos judiciais.





CORINTA:

“Nos lábios do sábio se acha a sabedoria, e a vara sobre as costas daquele que não tem senso”.

APANTIR:

“Ao que tem ouvidos, ouça a voz do grande espírito. Ao vencedor darei de comer da árvore da vida, que está no paraíso do meu Deus”.

EMAN

































RIELON, O 15º NIOGE



Seu atributo: “Deus Criador”. Corresponde aos nomes divinos IDIO ou IDDIO, do italiano, cujo nome, entre os Atlantes, era ARLO.
Seu arco estende-se do 71º ao 75º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 8ª década e ao Tenarca chamado TEREB, sob a influência de MIR.
Preside os dias: 03 de abril, 14 de junho, 25 de agosto, 05 de novembro e 16 de janeiro. Invoca-se este Nioge contra os ateus. Deve-se declamar seus nomes, os nomes divinos e o 22º versículo do Salmo 93 (Et factus est mibi dominus in refugium: et Deus meus in adjutorium spei meae).
O horário favorável se dá entre 4 horas e 40 minutos e 5 horas. Esse Nioge exerce domínio sobre as ciências e as artes, influi sobre as descobertas úteis e os novos métodos. A pessoa nascida sob essa influência gostará da convivência entre pessoas de bem, terá sentimentos religiosos e se distinguirá pela pureza de seus hábitos.
Seu Ornige é ORLAEU e domina os cismas, as guerras religiosas e influi sobre os ateus, sobre aqueles que propagam seitas perigosas e os que procuram meios de estabelecer novas seitas.





CORINTA:

“Os sábios escondem a ciência, mas a boca do insensato está próxima à confusão”.

APANTIR:

“E ao rutái escreverei. Isto diz o primeiro e o último que foi morto e está vivo. Eu sei da tua tribulação e da tua pobreza, mas tu és rico”.

EMAN
































KAMAIL, O 16º NIOGE


Seu atributo: “Deus que constrói o Universo”. Exerce domínio sobre a França e corresponde ao nome DIEU, do francês.
Seu arco estende-se do 76º ao 80º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 8ª década e ao Tenarca chamado BERTOL, sob a influência de MIR.
Preside os dias: 04 de abril, 15 de junho, 26 de agosto, 06 de novembro e 17 de janeiro. É invocado contra os traidores para obter a vitória sobre o inimigo e para livrar-se dos opressores. Deve-se pronunciar o seu nome, acrescentando-se: “Ó Deus poderoso dos exércitos, Tu que constrói o Universo e que protege a Nação francesa, eu te invoco, pelo nome de Kamail, para que livres a França dos seus inimigos”. Em seguida, declama-se o 1º versículo misterioso do Salmo 87 (Domine Deus salutis meade, in die clamavi, et nocte co ram te). Deve-se recitar essa prece todos os dias, com a face voltada para o Oriente, entre 5 horas e 5 horas e 20 minutos.
Esse Nioge domina as “Cabeças coroadas” e os “Altos Oficiais”; dá a vitória e previne as revoltas, influi sobre as armas, os arsenais e tudo que se relaciona com o gênio da guerra. O homem nascido sob essa influência tem um caráter franco, leal e bravo; suscetível quanto a questões de honra: fiel a seu juramento e apaixonado por HOÃ.
Seu Ornige é FIHORU e domina os traidores, provoca traições, sedição e revolta.
O nome de DIEU, entre os Atlantes, era HOFI.


CORINTA:

“O cabedal do rico é a cidade da sua fortaleza; a indigência dos pobres os enche de pavor”.

APANTIR

“Não temas nada do que tens de padecer. Eis que o epébio estará preso, mas as suas orações o libertarão; e tereis tribulações enquanto não entrares na vibração perfeita”.

EMAN































VILAVIL, O 17º NIOGE




Seu atributo: “Deus Admirável”. Corresponde ao nome GOTH segundo o idioma germânico. Seu nome, entre os Atlantes, era NÊLA.
Seu arco estende-se do 81º ao 85º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 9ª década e ao Tenarca chamado TESEN, sob a influência de ZOÊ.
Preside os dias: 05 de abril, 16 de junho, 27 de agosto, 07 de novembro e 18 de janeiro. Esse Nioge e os que seguem (até o 24º), pertencem à 3ª ordem de Rutái, chamada coro dos Cotrons. A invocação é feita todos os dias, em jejum, das 5 horas às 5 horas e 20 minutos. É necessário declamar o 1º versículo do Salmo 8 (Domino Deus noster, quam admirabile est nomem tuum in universa Terra).
Esse Nioge combate os tormentos do espírito, a tristeza e predispõe à bem-dormir. Favorece as altas ciências, as descobertas maravilhosas e faz revelações em sonhos. A pessoa nascida sob esta influência amará a música, a poesia, a literatura e a Filosofia.
Seu Ornige é ALEMBU e domina o ateísmo, os filósofos ímpios e todos os que atacam os dogmas da religião.





CORINTA:

“A obra do justo conduz à vida; mas o fruto do ímpio conduz ao pecado”.

APANTIR:

“Sê fiel até a desencarnação, e eu te darei a corda da vida. Aquele que tem ouvidos, ouça o que dizem as forças do além. O que sair vencedor, ficará ileso”.

Eman

































LEILAON, O 18º NIOGE




Seu atributo: “Deus pronto a acolher”. Corresponde ao nome BOOG, segundo o idioma dos polacos. Já entre os Atlantes era SONE.
Seu arco estende-se do 86º ao 90º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 9ª década e ao Tenarca chamado SENIOL.
Preside os dias: 06 de abril, 17 de junho, 28 de agosto, 08 de novembro e 18 de janeiro. Invoca-se este Nioge para obter um socorro rápido quando surge alguma adversidade. É preciso recitar o 9º versículo do Salmo 7 (Judica me domine secundum justitiam meam,et secundum innocentiam meam super me). A hora favorável se dá entre 5 horas e 40 minutos e 6 horas.
Esse Nioge faz surgir à verdade nos processos judiciais, a inocência triunfar e desmascarar os culpados e as testemunhas falsas. A pessoa nascida sob essa influência será justa e íntegra, amará a verdade e se distinguirá na magistratura.
Seu Ornige é NESORU e domina os processos escandalosos, os homens vis, ordinários e servis, e aqueles que procuram atrapalhar os processos e enriquecer-se às custas de seus clientes.





CORINTA:

“O que guarda a disciplina está no caminho da vida; o que, porém, não faz caso das repreensões anda errado”.

APANTIR:

“Isto diz aquele que tem o afiado montante de dois gumes; sei onde habitas, onde está a cadeira, e que conservas o meu nome e não negaste minha fé”.

Eman
































VIALOIL, O 19º NIOGE




Seu atributo: “Deus que acolhe os pecadores”. Corresponde ao nome BOGY, segundo o idioma húngaro.
Governa o primeiro arco do sul, que se estende do 91º ao 95º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 10ª década e ao tenarca chamado TEESE, sob a influência de HOÃ.
Preside os dias: 07 de abril, 18 de junho, 29 de agosto, 9 de novembro e 20 de janeiro. Invoca-se o socorro deste Nioge voltando-se para o Sul, entre 6 horas e 6horas e 20 minutos, recitando-se o 1º versículo do Salmo 39 (Expectans expectavi dominum, et intendi nuihi).
Esse Nioge auxilia a obter a glória de Deus. A pessoa nascida sob essa influência será amável, jovial, modesta nas suas palavras e simples na sua maneira de ser; suportará as adversidades com paciência e resignação.
Seu Ornige é LISORU e influi sobre os desgostos, as perdas, as aflições, além de iniciar o deboche e o desespero.
O nome de BOGY entre os atlantes era OSLI.





CORINTA:

“Os lábios mentirosos escondem o ódio; aquele que abertamente ultraja é um insensato”.

APANTIR:

“E isto até naqueles dias em que Avoei-ter se ostentou minha fiel testemunha, o qual entrou no mundo aonde todos habitamos”.

Eman
































LIPAIL, O 20º NIOGE



Seu atributo: “Deus Redentor”. Corresponde ao santo nome TIAS, segundo o idioma Moscorita. Nos atlantes, era MAWI.
Seu arco estende-se do 95º ao 100º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 10ª década e ao Tenarca ESIOL.
Preside os dias 8 de abril, 19 de junho, 30 de agosto, 10 de novembro e 21 de janeiro, sob a influência de HOÃ. Sua invocação é feita entre 6 horas e 20 minutos e 6 horas e 40 minutos. É necessário recitar-se o 2º versículo do Salmo 19 (Domina libera animam meam à labilis iniquis et a língua dolosa).
Esse Nioge protege contra os inimigos da religião e auxilia a conversão dos povos ao cristianismo. Exerce domínio sobre a religião, a Teologia e a moral. Influi sobre a castidade e a piedade e sobre aqueles que têm vocação para a carreira eclesiástica.
Seu Ornige é WAMIRU e domina o ateísmo, os sapóstatas e os libertinos, assim como os renegados.

CORINTA:

“No muito falar, não faltará pecado; mas o que modera os seus lábios é prudentíssimo”.


APANTIR:

“Mas tenho contra o mundo dos maus toda a minha força, toda a minha correção e evitaremos aqueles que põem tropeço”.

EMAN






































CHAON, O 21º NIOGE



Seu atributo: “Deus só e único”. Corresponde ao nome BUEG, segundo o idioma dos boêmios. Seu nome entre os Atlantes era NOMA.
Seu arco estende-se do 101º ao 105º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 11ª década e ao Tenarca TELAI, sob a influência de ZIR.
Preside os dias: 9 de abril, 20 de junho, 31 de agosto, 11 de novembro e 22 de janeiro. Sua invocação é feita entre 6 horas e 40 minutos e 7 horas, sendo necessário recitar o 18º versículo do Salmo 30 (Ego antem in te speravi domine: dixi Deus meus es tu in mani bus tuis sortes meae).
Protege contra os caluniadores e os feitiços, destrói o poder dos maus espíritos. Exerce domínio sobre a astronomia, a matemática, a geografia e todas as ciências abstratas; influi sobre os sábios e os filósofos. A pessoa nascida sob essa influência gostará da poesia, da literatura, será apaixonada pelo estudo e terá destaque na Matemática e na Geometria.
Seu Ornige é BROBEU e domina a ignorância, o erro e os preconceitos.






CORINTA:

“A língua do justo é uma prata depurada; mas o coração dos ímpios é de nenhum apreço”.

APANTIR:

“Faze igualmente penitência; porque de outra maneira, virei a ti logo e pelejarei contra eles com a espada de minha boca”.

EMAN

































AIRON, O 22º NIOGE



Seu atributo: “A justiça de Deus”. Corresponde ao santo nome GOD, do inglês. Seu nome entre os atlantes era LOHI.
Seu arco estende-se do 106º ao 110º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 11ª década e ao Tenarca LAIOL, sob a influência de ZIR.
Preside os dias: 10 de abril, 21 de junho, 1º de setembro, 12 de novembro e 23 de janeiro. Sua invocação é feita entre 7 horas e 7 horas e 20 minutos, recitando-se o 3º versículo do Salmo 120 (Dominus custodiat te, dominus protectio tua, super manun desoteram tuam).
Esse Nioge exerce domínio sobre a fortuna, a fama, a diplomacia e o comércio; influi sobre as viagens, as descobertas e as expedições marítimas e protege contra as tempestades e os naufrágios. A pessoa nascida sob essa influência amará o comércio, será trabalhadora e se distinguirá por suas idéias liberais e filantrópicas.
Seu Ornige é ERONEU e domina os piratas, os corsários e os escravos, influi sobre as expedições marítimas.






CORINTA:

“Os lábios dos justos ensinam a muitíssimos; mas os que são ignorantes morrerão na indigência de coração”.

APANTIR:

“Aquele que tem ouvidos ouça o que o espírito diz, Eu darei ao vencedor o maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedrinha branca e um novo nome escrito na pedrinha, o qual não conhece senão quem o recebe”.
EMAN

































ALENON, O 23º NIOGE


Seu atributo: “Deus que livra dos males”. Corresponde ao nome DIEH, segundo o idioma dos hibernais, cujo nome entre os atlantes era ELFI.
Seu arco estende-se do 111º ao 115º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 12ª década e ao Tenarca TETAD, sob a influência de SARI.
Preside os dias: 11 de abril, 22 de junho, 2 de setembro, 13 de novembro e 24 de janeiro. Sua invocação é feita entre 7 horas e 20 minutos e 7 horas e 40 minutos, recitando-se o 8º versículo do Salmo 120 (Dominus custodiat introilum tuum, et exitum tuum ex hoc wunc, et in saecullum).
Protege contra as armas, auxilia a viajar a salvo. Exerce domínio sobre a água, todos os produtos da terra e, principalmente, sobre as plantas necessárias para a cura de doenças. A pessoa nascida sob essa influência tem uma natureza ousada, capaz de empreender as expedições mais perigosas e terá destaque por suas ações honrosas.
Seu Ornige é ERTREU e causa doenças e pestes, influi sobre tudo que é nocivo á vegetação.

CORINTA:

“A benção do Senhor faz os ricos, e não se achará com eles a aflição”.



APANTIR:

“Escreve mais ao rutái de Efrauz. Isto diz o Filho do Homem, que tem os olhos como uma chama de fogo e os pés como latão fino. Eu conheço as tuas obras e a tua fé, a tua caridade e serviços, a tua falência e as tuas obras que em número excedem as primeiras”.

EMAN




































HIEIL, O 24 NIOGE




Seu atributo: “Deus bom por si mesmo”. Corresponde ao santo nome ESAR, do idioma etrusco. Cujo nome, entre os atlantes, era NOCE.
Seu arco estende-se do 116º ao 120º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 12ª década e ao Tenarca DATIOL.
Preside os dias: 12 de abril, 23 de junho, 3 de setembro, 14 de novembro e 25 de janeiro. Sua invocação é feita entre 7 horas e 40 minutos e 8 horas, pronunciando-se o 18º versículo do Salmo 32 (Ecce oculi domini super metuentes eum et in eis, qui sperant in misericórdia ejus).
Auxilia a obter a graça e a misericórdia de Deus. Favorece os exilados, os prisioneiros fugitivos, os condenados costumazes; impede a descoberta dos crimes secretos dos que lograram escapar da justiça dos homens, sob a condição de não incorrerem mais na mesma falta. Protege contra animais nocivos e preserva dos ladrões e assassino. Os que nasceram sob essa influência amam a verdade, as ciências exatas e são sinceros nas suas palavras e ações.
Seu Ornige é TROVEU e rege todos os seres noviços, incita os homens a cometerem crimes e influencia todos os que procuram viver por meios ilícitos.



CORINTA:

“O insensato comete o crime como por galhofa, mas a sabedoria é para o homem prudência”.

APANTIR:

“Não deixarei que os meus servos sejam seduzidos e os pouparei da tribulação e só não perdoarei aqueles que fizerem mal e não se arrependerem das suas más obras”.

EMAN
































THIOEIL, O 25º NIOGE


Seu atributo: “Deus que dá sabedoria”. Corresponde ao santo nome de Deus Orsy, segundo o idioma dos magos. Entre os Atlantes, RANO.
Seu arco estende-se do 121º ao 125º da esfera, inclusive. Corresponde à 19ª década e ao Tenarca TEOTO, sob a influência de RER. Esse Nioge e todos os que o seguem, até o 32º, pertencem à 4ª ordem de Rutái, a que os marbalistas chamam de Coro das Tefirones.
Preside os dias: 13 de abril, 24 de junho, 4 de setembro, 15 de novembro e 26 de janeiro. Sua invocação é feita entre 8 horas e 8 horas e 20 minutos, recitando-se os nomes divinos e o 1º versículo do Salmo 9 (Confitebor tibi domine in toto corde meo: narrabo omnia mirabilia tua).
Ajuda a possuir sabedoria e a descobrir a verdade dos mistérios ocultos. Favorece as ciências ocultas, proporciona revelações em sonhos, particularmente aqueles nascidos nos dias em que ele governa. Influi sobre os homens sábios que amam a paz e a solidão, sobre os que procuram a verdade e praticam a magia dos sábios, que é a de Deus.
Seu Ornige é BURZEU e domina a magia negra, que é aquela que possui o mau princípio, desgadunm. Ela consiste em fazer um pacto com o desgadum, pelo que se compromete a renunciar a Deus e a fazer mal aos homens, aos animais e às produções da terra.


CORINTA:

“O que o ímpio teme, isso virá sobre ele; aos justos se lhes concederá o seu desejo”.

APANTIR:

“Eu retribuirei a cada um de vós segundo as suas obras, porque eu sou aquele que sonda o indevassável e penetra nos arcanos e os revela e julga-os”.

EMAN

































TAREION, O 27º NIOGE


Seu atributo: “Deus punidor dos maus”. Corresponde ao nome santo TEÓS, segundo o idioma dos coptas. Entre os atlantes era HIFE.
Seu arco estende-se do 131º ao 135º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 14ª década e ao Tenarca SETER, sob a influência de RIÔ.
Preside os dias: 15 de abril, 26 de junho, 6 de setembro, 17 de novembro e 28 de janeiro. Sua invocação é feita entre 8 horas e 40 minutos e 9 horas, pronunciando-se os nomes divinos e o 7º versículo do Salmo 139 (Eripe me domine ab homine malo abriro iníquo eripe me).
Auxilia a confundir os maldosos e caluniadores e a livrar-se dos inimigos. Protege dos provocadores e dos ataques injustos; favorece a propagação das luzes, a civilização e a liberdade. A pessoa nascida sob essa influência amará a paz, a justiça, as ciências e as artes, distinguindo-se na Literatura.
Seu Ornige é HOFIRU e domina a ignorância, a escravidão e a intolerância.

CORINTA:

“Qual o vinagre para os dentes, e o fumo para os olhos, tal é o preguiçoso para aqueles que o mandaram”.



APANTIR:

“Você que está nas profundidades, não lhe colocarei outro peso. Mas guardai aquilo que tens até que eu venha”.

EMAN






































HESEIL, O 28º NIOGE


Seu atributo: “Deus que cura os doentes”. Corresponde ao santo nome ADAD, segundo o idioma assírio, cujo nome, entre os atlantes, era FIHA.
Seu arco estende-se do 136º ao 140º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 14ª década e ao Tenarca RETIOL.
Preside os dias: 16 de abril, 27 de junho, 7 de setembro, 18 de novembro, e 29 de janeiro. Sua invocação é feita entre 9 horas e 9 horas e 20 minutos, pronunciando-se nos nomes divinos e o 13º versículo do Salmo 70 (Deus ne elongeris à me: Deus meus in auxilium meum respice).
Protege das enfermidades, do trovão, dos incêndios, das ruínas, dos edifícios, das quedas, das doenças, etc. Favorece a saúde e a vida longa. A pessoa nascida sob essa influência terá muito discernimento e agirá com prudência e moderação.
Seu Ornige é MIWARU e domina as catástrofes, os acidentes e causa apoplexia, influi sobre as pessoas que agem impulsivamente.

CORINTA:

“O temor do Senhor prolongará os dias; e os anos dos ímpios serão abreviados”.



APANTIR:

“Aquele que vencer e guardar as minhas obras até o fim, darei o poder sobre todas as nações, e ele as regerá como vara de ferro, e serão quebradas como vara de oleiro”.
EMAN





































EREIVON, O 29º NIOGE



Seu atributo: “Deus pronto a socorrer”. Corresponde ao santo nome ZIMI, segundo o idioma peruano. Entre os atlantes, SOWI.
Seu arco estende-se do 141º ao 145º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 15ª década e ao Tenarca TATEL, sob a influência de MIR.
Preside os dias: 17 de abril, 28 de junho, 8 de setembro, 19 de novembro e 30 de janeiro. Sua invocação é feita entre 9 horas e 20 minutos e 9 horas e 40 minutos, pronunciando-se os nomes divinos, o pedido e o 4º versículo do Salmo 53 (Ecce enin Deus adjuvat me: et dominus susceptor es animoe meae). Protege contra os ímpios e os inimigos da religião, ajuda a livrar-se de todos os inimigos, tanto visíveis quanto invisíveis. Esse Tenarca favorece os sentimentos religiosos, a filosofia divina e a meditação. A pessoa nascida sob essa influência se distinguirá pelas suas virtudes e zelo ao propagar a verdade, fará todos os esforços para destruir a falta de fé, através de seus escritos e exemplos.
Seu Ornige é SONERU e domina o fanatismo e a hipocrisia, influência todos os que propagam o ateísmo através de seus escritos e máximas perigosas.






CORINTA:

“A expectação dos justos é alegria, mas a esperança dos ímpios perecerá”.

APANTIR:

“Assim como eu recebi de meu pai, e dar-lhe-ei um punhado de estrelas, para que aquele que tem ouvidos, ouça o que o espírito diz”.

EMAN
































AMOELON, O 30º NIOGE



Seu atributo: “Deus paciente”. Corresponde ao nome TURA, segundo o idioma hindu. Entre os Atlantes, ILEC.
Seu arco estende-se do 146º ao 150º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 15ª década e ao Tenarca LETAOL.
Preside os dias: 18 de abril, 29 de junho, 9 de setembro, 20 de novembro e 31 de janeiro. Sua invocação é feita entre 9 horas e 40 minutos e 10 horas, pronunciando-se os nomes divinos e o 6º versículo do Salmo 70 (Quoniam tu es patentia mea domine: domine spes mea à juventitute mea).
Livra dos desgostos, do desespero e ajuda a ter paciência. Esse Tenarca domina o reino animal, vigia a geração dos seres com o intuito de multiplicar as espécies e perpetuar as raças. Favorece os químicos, os médicos e cirurgiões. A pessoa nascida sob essa influência se distinguirá no campo da anatomia e da medicina.
Seu Ornige é ZORDIU e é hostil à propagação dos seres e favorece fenômenos monstruosos.

CORINTA:

“O caminho do Senhor é a fortaleza da inocente; o pavor para os que obram o mal”.


APANTIR:

“Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus e a sete estrelas. Eu sei das tuas obras e tenho poder entre o que sonhas e o que poderei fazer por ti”.

EMAN





































BECAON, O 31º NIOGE



Seu atributo: “Deus que inspira”. Corresponde ao santo nome TELI, segundo o idioma chinês. Entre os Atlantes, LOFI.
Seu arco estende-se do 151º ao 155º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 16ª década e ao Tenarca CATEL, sob a influência de ZOÊ.
Preside os dias: 19 de abril, 30 de junho, 10 de setembro, 21 de novembro e 1º de fevereiro. Invoca-se o socorro de Becaon para obter luzes e métodos à profissão escolhida. Sua invocação é feita entre 10 horas e 10 horas e 20 minutos, pronunciando-se o pedido juntamente com os nomes divinos e o 11º versículo do Salmo 70 ( Quonian non cognovi litteraturam introibo in potentias domini: domini memorabor justitiae tuae solius).
Domina a vegetação e a agricultura. A pessoa nascida sob essa influência amará a Astronomia, as Matemáticas e a Geometria, terá destaque por suas idéias luminosas, resolverá os mais difíceis problemas e sua fortuna será devida a seus talentos.
Seu Ornige é FILOEU e domina a avareza e a usura, influencia todos os que enriquecem por meios ilícitos.






CORINTA:

“O justo não será nunca abalado; porém, os ímpios não habitarão sobre a terra”.

APANTIR:

“Se vigilante e confirma-te mais e mais, porque não acho as tuas obras completas diante de Deus”.

EMAN
































ASAIL, O 32º NIOGE



Seu atributo: “Deus justo”. Corresponde ao nome ANOT, segundo o idioma tártara. Entre os Atlantes, CRAM.
Seu arco estende-se do 156º ao 160º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 16ª década e ao tenarca CATOL.
Preside os dias: 20 de abril, 1º de julho, 11 de setembro, 22 de novembro e 2 de fevereiro. Invoca-se o socorro deste Nioge contra aqueles que atacam judicialmente (se a pessoa atacada reconhece, com toda alma e consciência, ter procedido mal, deve, conseqüentemente, invocar esse Nioge para tornar-se amigo da parte adversa, sem o que, nada conseguirá) e para obter a graça dos que recorrem à clemência dos reis. É necessário dizer o nome da pessoa que ataca, citar o motivo, pronunciar em seguida os nomes divinos junto com o 4º versículo do Salmo 32 (quia rectum cet verbum domini et omnia opera ejus in fide). A hora favorável se dá entre 10 horas e 20 minutos e 10 horas e 40minutos.
Esse Nioge domina a justiça, favorece a nobreza, os júris consultos, os magistrados e advogados. A pessoa nascida sob essa influência terá memória excelente, palavra fácil, será amável, espiritualizado e modesto.
Seu Ornige é MARCEU e domina todas as más qualidades do corpo e da alma.




CORINTA:

“A boca do justo frutificará sabedoria; a língua dos depravados perecerá”.

APANTIR

“Lembra-te, pois do que recebestes e ouvistes. Guarda-o e faze penitência, porque se tu não vigiares, virei a ti como um ladrão e tu não saberás a que horas virei a ti”.

EMAN































AHUHEIL, O 33º NIOGE



Seu atributo: “Deus conhecedor de todas as coisas”. Corresponde ao santo nome AGAD, segundo o idioma dos hespérides. Entre os Atlantes, FRIM.
Seu arco estende-se do 161º ao 165º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 17ª década e ao Tenarca ESETE, sob a influência de HOÂ.
Preside os dias 21 de abril, 2 de julho, 12 de setembro, 23 de novembro e 3 de fevereiro. Esse Nioge e os que seguem até o 40º, pertencem à 5ª ordem dos Rutái, a que os marbalistas chama de Coro das Raiers. A invocação é feita entre 10 horas e 40 minutos e 11 horas, pronunciando-se o 11º versículo do Salmo 33 (Dominus scit cogitationes hominum quoniam vanae sunt)
Ajuda a conhecer os trabalhadores, destruir seus projetos e suas maquinações. Esse Nioge protege todos os príncipes cristãos, mantendo os seus súditos obedientes. A pessoa nascida sob essa influência sentir-se-á plenamente satisfeita, desempenhando deveres exigidos por seu Estado.
Seu Ornige é MIRFEU e domina todos os seres insubordinados, incita os sediosos às revoltas.






CORINTA:

“Os lábios do justo consideram o que pode agradar; a boca dos ímpios, coisas perversas”

APANTIR:

“Muitos vestirão roupas brancas, porque são dignos disto. Aquele que vencer, será assim vestido de vestiduras brancas, e eu não apagarei o seu nome do livro da vida e confessarei, diante dos meus anjos, o nome de meu Pai”.

EMAN































HACEIL, O 34º NIOGE



Seu atributo: “Deus clemente”. Corresponde ao nome ANEB, segundo o idioma dos povos do Congo. Entre os atlantes, LOSE.
Seu arco estende-se do 166º ao 170º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 17ª década e ao Tenarca ETESOL.
Preside os dias: 22 de abril, 3 de julho, 13 de setembro, 24 de novembro e 4 de fevereiro. Sua invocação é feita entre 11 horas e 11 horas e 20 minutos, recitando-se o 5º versículo do Salmo 130 (Speret monandum in domino; ex hol nunc, et usque in sáeculum).
Protege contra a cólera, favorece as cabeças coroadas, os príncipes e os nobres, mantendo a harmonia, a compreensão e a paz entre eles; assegura a obediência dos súditos em relação a seus governantes. A pessoa nascida sob essa influência se tornará célebre por seus talentos e suas ações; terá a confiança e os favores de seu príncipe, devido ao seu devotamento, à sua fidelidade e aos grandes serviços prestados.
Seu Ornige é ESOREU e domina a discórdia, provoca a guerra, as traições e a ruína das nações.





CORINTA

“A balança enganosa é abominação diante do Senhor e o peso justo, a sua vontade”.

APANTIR:

“Agora na força das estrelas, descendo até o mundo das profundezas, eu vejo por ti os diversos mundos e dou a você a palavra de meu Pai”.

EMAN

































VACHAKAIL, O 35º NIOGE



Seu atributo: “Deus dá alegria”. Corresponde ao nome ANUP, segundo o idioma dos angolanos. Entre os atlantes, HECA.
Seu arco estende-se do 170º ao 175º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 18ª década e ao Tenarca SETEBA, sob a influência de ZIR.
Preside os dias: 23 de abril, 4 de julho, 14 de setembro, 25 de novembro e 5 de fevereiro. Invoca-se o socorro desse Nioge a fim de que a pessoa se reconcilie com que a ofendeu. Para isso, é preciso pronunciar o pedido, os nomes divinos, citar a pessoa e declamar o 1º versículo do Salmo 114 (Dilexi quoniam exandi et dominus vocem orationis meae). Recita-se todos os dias até conseguir a reconciliação. A hora se dá entre 11 horas e 20 minutos e 11 horas e 40 minutos.
Esse Nioge favorece os testamentos, as heranças e todas as partilhas amigáveis; mantém a paz e a harmonia nas famílias. A pessoa nascida sob essa influencia gosta de viver em paz com todos, mesmo às custas de interesses, para ela é dever recompensar a fidelidade e as atenções dos que estão a seu serviço.
Seu Ornige é ACEHEU e causa a discórdia nos arranjos de família, provoca os processos judiciais, injustos e prejudiciais.





CORINTA:

“Onde houver soberba, aí haverá também ignomínia e, onde houver humildade, haverá igualmente sabedoria”.

APANTIR:

“Diz o santo e o verdadeiro, que tem a chave de Tercuri, que abre e ninguém fecha; que fecha e ninguém abre. Eu conheço as tuas obras. Eis aqui, pus diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar: porque tens pouca força e guardaste minha palavra e não tens negado o meu nome”.

EMAN






























DELAON, 0 36º NIOGE



Seu atributo: “Deus adorável”. Corresponde ao santo nome ALLAH, segundo o idioma dos mouros. Entre os atlantes, era LIRE.
Seu arco estende-se do 176º ao 180º grau da esfera, inclusive.Corresponde à 18º década e ao Tenarca EBATOL.
Preside os fias: 24 de abril, 5 de julho, 15 de setembro, 26 de novembro e 6 de fevereiro. Invoca-se esse Nioge para manter o emprego e os meios de existência que se possui, faz-se o pedido pronunciando-se os nomes divinos e o 8º versículo do Salmo 25 (Domine dilexi decorem domus tuae: et locum habitationes gloride tuae).
Protege contra as calunias e liberta os prisioneiros. A hora favorável se dá entre 11 horas e meio-dia em ponto. Esse Nioge informa acerca das pessoas distantes, da quais não se tem notícia a muito tempo; faz os exilados retornarem às suas Pátrias e descobre os bens perdidos ou extraviados.
Seu Ornige é ERIOZU e protege todos aqueles que procuram fugir para o exterior a fim de escapar da justiça.

CORINTA:

“A integridade dos justos servi-lhes-á de guia, mas a perversidade dos pecadores arrastá-los-á ruína”.


APANTIR:
“Eis aqui, farei com que tudo se proste, diante da força daquele que vem do alto. E eles todos submetidos a ele que é o dono da lei”.

EMAN






































LEINAON, O 37 NIOGE



Seu atributo: “Deus nas virtudes”. Corresponde ao santo nome de Deus ABDA, segundo os antigos filósofos. Entre os atlantes era ECRO.
Seu arco estende-se do 181º ao 185º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 19ª década e ao Tenarca RETES, sob a influência de SARI.
Preside os dias: 25 de abril, 6 de julho, 16 de setembro, 27 de novembro e 7 de fevereiro. Sua invocação é feita precisamente entre 12 horas (meio-dia) e 12 horas e 20 minutos, pronunciando-se os nomes divinos e o 8º versículo do Salmo 79 (Deus ad virtutem convert nos: et ostende faciem tuam et salvi erimus).
Auxilia a obter a vitória e a levantar o arco de uma cidade. Favorece as ciências e as artes, revela os segredos da natureza inspira os sábios filósofos em suas meditações. A pessoa nascida sob essa influência alcançará a celebridade por seu talento e inteligência, destacando-se entre os sábios.
Seu Ornige é ORCEBU e domina os espíritos perversos, influi sobre os charlatões e todos os que se sobressaem na arte de enganar os homens.

CORINTA:
“No dia da ira, a riqueza de nada serve; mas a justiça livra da morte”.




APANTIR:

“Porque tu guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação, que virá a todo o Universo, para provar aos que habitam na Terra”.

EMAN




































AMIHATL, O 38º NIOGE



Seu atributo: “Deus, a esperança de todos os filhos da Terra”. Corresponde ao grande nome de Deus AGLA (Deus trino e único). Segundo os cabalistas, esse nome foi formado a partir do versículo misterioso da Escritura, e significa, em português: “Tu és o Deus forte por toda a eternidade”. Compõe-se das primeiras letras das quatro locuções, começando da direita para a esquerda. Entre os atlantes era ICRA.
Seu arco estende-se do 186º ao 190º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 19ª década e ao tenarca RETEROL.
Preside os dias: 26 de abril, 7 de julho, 17 de setembro, 28 de novembro e 8 de fevereiro. Invoca-se os nomes divinos para a aquisição de todos os tesouros do céu e da Terra. É necessário recitar o 3º versículo do Salmo 90 (Quoniam tu es domina spes meã: altiscinum ossuisti refugi in tuum).
Os cabalistas dizem que este Nioge protege contra as fraudes e armas, os animais ferozes e os espíritos infernais. Favorece todos os ritos religiosos, principalmente os que louvam a Deus e protege todos aqueles que procuram a verdade.
Seu Ornige é ARCIBU e domina o erro, a mentira e influencia os que não têm nenhum principio.





CORINTA:
“A justiça do homem íntegro aplana-lhe o caminho, mas o ímpio cai no abismo da sua impiedade”.

APANTIR:
“Vê que venho logo: guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao que vencer, fá-lo-ei coluna do templo do meu Deus, e não sairá jamais fora, e escreverei sobre ele o nome do meu Deus”.

EMAN

































ELAERON, O 39º NIOGE


Seu atributo: “Deus que acolhe os pecadores”. Corresponde ao santo nome GOOT, segundo o idioma escocês. Entre os atlantes, OCRI.
Seu arco estende-se do 191º ao 195º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 20ª década e ao Tenarca ERTEA, sob a influência de RER.
Preside os dias: 27 de abril, 8 de julho, 18 de setembro, 29 de novembro e 9 de fevereiro. Sua invocação é feita entre 12 horas e 40 minutos e 13 horas, recitando-se o 13º versículo do Salmo 29 (Auditiu dominus, et misertus est mei: dominus factus est meus adjutor).
Auxilia na cura de doenças e na obtenção da misericórdia divina. Favorece a saúde e a longevidade, influi sobre o amor paterno e filial, sobre a obediência e o respeito das crianças para com seus pais.
Seu Ornige é IRCODU, é também chamado Terra Morta ou Terra Condenada. É o mais cruel e traiçoeiro que se conhece, influenciando os infanticidas e os parricidas.

CORINTA:

“A justiça dos retos salvá-los-á, mas os inimigos serão presa da sua cobiça”.




APANTIR:

“Aquele que tem ouvidos que ouça, e o que tem olhos que veja. Isto diz aquele que é a mesma verdade, a testemunha fiel e verdadeira”.

EMAN





































ZELON, O 40º NIOGE


Seu atributo: “Deus que dá alegria”. Corresponde ao santo nome GOED, segundo o idioma belga. Entre os atlantes, ROCI.
Seu arco estende-se do 196º ao 200º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 20ª década e ao Tenarca ROTOROLE.
Preside os dias: 28 de abril, 9 de julho, 19 de setembro, 30 de novembro e 10 de fevereiro. Sua invocação é feita entre 13 horas e 13 horas e 20 minutos, pronunciando-se o pedido juntamente com os nomes divinos e o 15º versículo do Salmo 87 (Ut quid domine repellis orationem meam: avertis faciem tuam à me).
Essa Salmo tem propriedades maravilhosas, ajuda a libertar os prisioneiros, a ter consolações e a livrar-se dos inimigos. Favorece a imprensa e o comércio de livros, influencia os homens de letras e os artistas. A pessoa nascida sob essa influência amará a leitura, o desenho e todas as ciências em geral.
Seu Ornige é ICORBU e domina todas as más qualidades dos corpo e da alma, influencia os espíritos melancólicos e os que isolam do convívio social.

CORINTA:

“Morto o ímpio, desaparece toda a sua esperança e a expectativa dos iníquos perecerás”.



APANTIR

“Sei das tuas obras, que não és nem frio, nem quente. Oxalá, que tu foras ou frio, ou quente. Mas porque tu és morno, e nem és frio, nem quente, começar-te-ei a vomitar da minha boca”.

EMAN




































LEHAON, O 41º NIOGE


Seu atributo: “Deus em três pessoas”. Corresponde ao santo nome GUDI, de acordo com o idioma irlandês. Entre os atlantes, ORNE.
Seu arco estende-se do 201º ao 205º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 21ª década e ao Tenarca LOLTE, sob a influência de RIÔ.
Preside os dias: 29 de abril, 10 de julho, 20 de setembro, 1º de dezembro e 11 de fevereiro. Esse Nioge e todos os que seguem, até o 48º, pertencem à 5ª ordem dos Rutái, e os marbalistas denominam o Coro das Nareil. Invoca-se esse Nioge entre 13 horas e 20 minutos e 13 horas e 40 minutos, pronunciando-se o 2º versículo do Salmo 119 (Domina libera animam meam à labis iniquis, et à língua dolosã).
Protege os inimigos da religião dos ímpios e dos caluniadores. Domina o cristianismo, favorece os missionários e todos os discípulos de Cristo que anunciam a palavra do Evangelho às Nações. Influi sobre as almas piedosas, os prelados, os eclesiásticos e tudo o que se refira ao sacerdócio.
A pessoa nascida sob essa influência se destacará pela grandeza da alma e por sua energia, ela se consagrará inteiramente ao serviço de Deus e não vacilará em sofrer martírios por Cristo.
Seu Ornige é NERDEU e influencia os apóstatas, os renegados e todos aqueles que desonram o sacerdócio por sua escandalosa conduta.




CORINTA:

“O justo livra-se da angústia, e o maldoso cairá nela, em lugar dele”.

APANTIR:

“Porque dizes: rico sou, pois e estou enriquecido, e de nada tenho falta. E não conheces tu que és um coitado, e miserável, pobre e cego, nu”.

EMAN

































EKAMION, O 42º NIOGE


Seus atributos: “Virtude de Deus”, “Casa de Deus” e “Semelhante a Deus”. Corresponde ao nome BIVO, de acordo com o idioma canadense. Entre os atlantes, SILI.
Seu arco estende-se do 206º ao 210º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 21ª década e ao Tenarca TECTOL.
Preside os dias: 30 de abril, 11 de julho, 21 de setembro, 2 de dezembro e 12 de fevereiro. A invocação é feita entre 13 horas e 40 minutos e 14 horas, pronunciando-se o pedido com os nomes divinos e o 7º versículo do Salmo 120 (Dominus custodit et ab omni maloi custodiat animam tuam dominus).
Auxilia a viajar em segurança, influencia os monarcas e os príncipes, os nobres, mantendo os súditos em obediência, e descobre as conspirações e aqueles que atentam contra suas vidas e governos. A pessoa nascida sob essa influência se ocupará de funções políticas, será curiosa, desejará saber os segredos de gabinete e as notícias estrangeiras; terá destaque nas funções de Estado devido a seus conhecimentos diplomáticos.
Seu Ornige é ILISEU e domina os traidores, influi sobre as malevolências e sobre os que propagam falsas notícias.





CORINTA:

“O ímpio arruína com a boca o seu próximo, mas os justos serão salvos pela ciência”.

APANTIR

“Eu te aconselho a que me compres ouro retemperado no fogo para te fazeres rico, e te vestires de roupas brancas, e não se descubra a vergonha da tua desnudez, unge os teus olhos com colírio para que vejas”.

EMAN































UAVEIL, O 43º NIOGE


Seu atributo: “Rei dominador”. Corresponde ao santo nome SOLU, segundo o idioma californiano. Entre os atlantes, era NORE.
Seu arco estende-se do 211º ao 215º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 22ª década e ao tenarca ANTER, sob a influência de MIR.
Preside os dias: 1º de maio, 12 de julho, 22 de setembro, 3 de dezembro e 13 de fevereiro. A invocação é feita entre 14 horas e 14 horas e 20 minutos, pronunciando-se o 14º versículo do Salmo 87 (Et ego ad te domine clamavi: et mane oratio meã praeveniet te).
Auxilia a destruir o inimigo e a livrar-se da escravidão. Preside a paz e influi sobre a prosperidade dos impérios, fortalece os tronos vacilantes e a autoridade dos reis. A pessoa nascida sob essa influência amará o Estado militar e a glória, ocupar-se-á constantemente das ciências relacionadas com o Nioge da guerra, será célebre por suas façanhas militares e terá a confiança de seu príncipe devido aos serviços prestados.
Seu Ornige é RANDEU e provoca a discórdia entre os príncipes, influi sobre a destruição dos impérios, fomenta as revoluções e os espíritos separatistas.






CORINTA:

“A cidade exulta com a felicidade dos justos; e alegra-se com a perdição dos ímpios”.

APANTIR:

“Eu, aos que amo, repreendo e castigo. Arma-te pois de zelo e faze penitência. Eis aí, estou eu à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei eu em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo”.

EMAN
































HALELEIL, O 44º NIOGE


Seu atributo: “Deus eterno”. Corresponde ao santo nome BOSA, segundo o nome mexicano. Entre os atlantes, LIEM.
Seu arco estende-se do 216º ao 220º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 22ª década e ao Tenarca RETANOL.
Preside os dias: 2 de maio, 13 de julho, 23 de setembro, 4 de dezembro e 14 de fevereiro. Invoca-se este Nioge para se ter êxito em uma empresa útil. É preciso pronunciar o pedido juntamente com os nomes divinos e o l08º versículo do Salmo 118 (Voluntária oris mei bene plácita fac domine: et juditia tua doce me).
Propicia a proteção dos magistrados e a obtenção da vitória no processo. Protege contra as armas e dá a vitória. A pessoa nascida sob essa influência amará as viagens instrutivas e todas as suas empresas serão bem sucedidas. Terá destaque por seus talentos militares e sua bravura, seu nome se tornará célebre nos anais da glória.
Seu Ornige é EMILEU e preside a guerra e causa todos os flagelos que a seguem; influência todos os que violam as capitulações e massacram seus prisioneiros sem piedade.

CORINTA:

“A cidade prosperará com a benção dos justos. E será destruída pelas palavras dos ímpios”.


APANTIR:

“Aquele que vencer, eu o farei assentar comigo, no meu trono, assim como eu mesmo depois que venci, me assentei igualmente com meu Pai, no trono. Aquele que tem ouvidos ouça e o que tem olhos, veja”.

EMAN




































ALISEIL, O 45º NIOGE



Seu atributo: “Motor de todas as coisas”. Corresponde ao santo nome HOBO, de acordo com os habitantes de Quito. Entre os atlantes, EILI.
Seu arco estende-se do 221º ao 225º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 23 década e ao Tenarca ABTE, sob a influência de ZOÊ.
Preside os dias: 3 de maio, 14 de julho, 24 de setembro 5 de dezembro e 15 de fevereiro. A invocação é feita entre 14 horas e 40 minutos e 15 horas, pronunciando-se o 18º versículo do Salmo 93 (Si dicebram motus est pés meus: misericórdia tua domine adjuvebat me).
Auxilia a confundir os maldosos e orgulhosos e a levantar os humilhados e decaídos. Esse Nioge domina a vegetação, dando vida e saúde a tudo que respira e influi sobre os principais agentes da natureza. A pessoa nascida sob essa influência procurará instruir-se, para o que contará com muitas facilidades.
Seu Ornige é ILIVEU e exerce domínio sobre a atmosfera, provocando grandes ondas de calor ou de frio, grandes secas e grandes enchentes.







CORINTA:

“Quem despreza o seu próximo é um insensato; o homem prudente sabe calar-se”.

APANTIR:

“Depois disto, olhei e vi uma porta aberta no céu. A primeira vez que ouvi era como de trombeta, que falava comigo dizendo: ‘Sobe cá e mostrar-te-ei o que é necessário fazer depois disto’”.

EMAN































LEIRON, O 46º NIOGE


Seu atributo: “Deus revelador”. Corresponde ao santo nome PINO, segundo o idioma paraguaio. Entre os atlantes, LAOM.
Seu arco estende-se do 226º ao 230º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 23ª década e ao Tenarca BATEIOL.
Preside os dias: 4 de maio, 15 de julho, 25 de setembro, 6 de dezembro e 16 de fevereiro. Invoca-se esse Nioge para obter revelações. Pronuncia-se o pedido juntamente com os nomes divinos e o 9º versículo do Salmo 144 (Suavia dominus universis; et miserationes ejus super omnia opera ejus). A hora favorável se dá entre 15 horas e 15 horas e 20 minutos.
Esse Nioge descobre os tesouros ocultos, revela os maiores segredos da natureza, dá a faculdade de ver, em sonhos, objetos desejados. A pessoa nascida sob essa influência terá espírito forte e sutil, idéias novas e pensamentos sublimes, conseguirá resolver os problemas mais difíceis, será discreta e agirá com muita discrição.
Seu Ornige é MOARBU e causa as atribulações do espírito levando os homens a cometerem as maiores inconseqüências e influi sobre os espíritos fracos.

CORINTA:

“O perverso descobre os segredos; mas quem tem um coração leal encobre-os”.

APANTIR:

“E logo fui arrebatado em espírito e vi, imediatamente, um trono, que estava posto no céu, e sobre o trono, estava um assentado”.

EMAN





































HALIASAIL, O 47º NIOGE


Seu atributo: “Deus justo que indica a verdade”. Corresponde ao nome HANA, segundo o idioma mapuche. Entre os atlantes, MOAL.
Seu arco estende-se do 231º ao 235º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 24ª década e ao Tenarca LATED, sob a influência de HOÃ.
Preside os dias: 5 de maio, 16 de julho, 26 de setembro, 7 de dezembro e 17 de fevereiro. A invocação é feita entre 15 horas e 20 minutos e 15 horas e 40 minutos, pronunciando-se o 25º versículo do Salmo 104 (Quam magnificata sunt ópera tua domine! Omnia in sapientia felisti: impleta est terra possessione tua).
Auxilia a louvar a Deus e a elevar-se até Ele, para que nos envie luzes. Esse Nioge domina a justiça e faz conhecer a verdade nos processos, influi sobre os homens que elevam seu espírito para a contemplação das coisas divinas. A pessoa nascida sob essa influência é dotada de um caráter agradável e terá o desejo de adquirir luzes secretas.
Seu Ornige é LAOMIU e exerce domínio sobre as ações imorais e escandalosas e sobre os propagadores de sistemas perigosos e ilusórios.

CORINTA:

“Por falta de governo, arruína-se o povo; onde há muitos conselheiros, ali haverá salvação”.


APANTIR

“E aquele que estava assentado no trono, era, pelo que parecia, semelhante a uma pedra de jaspe e sardônio. E ao corredor do trono estava um íris que se assemelhava à cor de esmeralda”.

EMAN




































IMALEHAON, O 48º NIOGE


Seu atributo: “Deus Pai que socorre”. Corresponde ao santo nome ZACA, segundo o idioma japonês. Entre os atlantes, MRIM.
Seu arco estende-se do 236º ao 240º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 24ª década e ao tenarca TATELOL.
Preside os dias: 6 de maio, 17 de julho, 27 de setembro, 8 de dezembro e 18 de fevereiro. A invocação é feita entre 15 horas e 40 minutos e 16 horas, pronunciando-se o 3º versículo do Salmo 97 (Notum fecit dominus salutare suum: in conspectu gentium revelavit justitiam suam).
Auxilia a conservar a paz e a união entre os esposos. Esse Nioge protege os que recorrem a ele, dá pressentimentos e inspirações secretas sobre tudo o que lhes acontecerá. Favorece a geração dos seres, influindo sobre a amizade e a fidelidade conjugal. A pessoa nascida sob essa influência será entusiasta do amor, amará os passeios e os prazeres em geral.
Seu Ornige é MIREMU e domina o luxo, a esterilidade, a inconstância, causa a discórdia, o ciúme e a inquietação entre os esposos.







CORINTA:

“Aquele que fica por fiador de um estranho cairá na desventura; mas o que evita compromissos viverá tranqüilo”.

APANTIR:

“Estavam também ao derredor do trono, outros vinte e quatro tronos. E sobre esses tronos se viam assentados vinte e quatro anciãos vestidos de roupas brancas e nas suas cabeças, coroas de ouro”.

EMAN































LEUVEHON, O 49º NIOGE


Seu atributo: “Deus grande e elevado”. Corresponde ao santo nome de Deus Mara, segundo a língua dos habitantes das Filipinas. Entre os atlantes, KAOM.
Seu arco estende-se do 241º ao 245º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 25ª década e ao Tenarca LEFATER, sob a influência de ZIR.
Preside os dias: 7 de maio, 18 de julho, 28 de setembro, 9 de dezembro e 19 de fevereiro. Esse Nioge e os que seguem até o 56º pertencem à 7ª ordem dos Rutái, a que os marhbahlistas chamam Coro dos Ilapic. A invocação é feita entre 16 horas e 16 horas e 20 minutos, pronunciando-se o pedido juntamente com os nomes divinos e o 3º versículo do Salmo 144 (Magnus dominus et laudabilis nimis et megnitudinis ejus non est finis). Deve-se recitar este Salmo por inteiro, quando se está sofrendo desgostos e quando se tem o espírito contrariado.
Auxilia a exaltar-se em Deus, para exalta-lo e glorifica-lo, quando se está tomado de admiração. Esse Nioge domina os grandes personagens e todos aqueles que se elevam e se distinguem por seus talentos e virtudes. A pessoa nascida sob essa influência terá alma sensível e generosa, será estimada pelas pessoas de bem por suas virtudes e boas ações e terá destaque no campo da literatura, da jurisprudência e da diplomacia.
Seu Ornige é MOABIU e influi sobre os homens egoístas, domina o ódio e a hipocrisia.


CORINTA:

“A mulher formosa alcançará glória; os homens diligentes alcançarão fortuna”.

APANTIR

“E do trono saíam relâmpagos e vozes, trovões. E diante do trono estavam sete lâmpadas ardentes, que são os espíritos de Deus”.

EMAN

































ELINDAON, O 50º NIOGE


Seu atributo: “O signo das misericórdias” ou “O anjo das confissões”. Corresponde ao santo nome POLA, segundo o idioma samaritano. Entre os atlantes, CROM.
Seu arco estende-se do 246º ao 250º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 25ª década e ao Tenarca FALEOL.
Preside os dias: 8 de maio, 19 de julho, 29 de setembro, 10 de dezembro e 20 de fevereiro. A invocação é feita entre 16 horas e 20 minutos e 16 horas e 40 minutos, recitando-se o 8º versículo do Salmo 102 (Miserator et misericors dominus: longaminus et misericors).
Auxilia a obter a misericórdia de Deus e a ser consolado. Favorece a justiça, os advogados, os procuradores e os magistrados em geral. Dá inspiração aos que estão embaraçados pelos mais diversos motivos e não sabem pelo que se decidir. A pessoa nascida sob essa influência será engenhosa e ativa nos negócios, amará a Literatura e se distinguirá por sua eloqüência.
Seu Ornige é MORCOU e influi sobre os vigaristas e sobre os que não gostam do trabalho e procuram viver por meios ilícitos.

CORINTA

“O homem liberal faz bem a si mesmo; o cruel prejudica-se a si próprio”.


APANTIR:

“E á vista do trono havia como que um mar de vidro transparente semelhante ao cristal. E no meio don trono, e ao seu redor, quatro animais cheios de olhos, por diante e por trás”.

EMAN




































ASIHAIL, O 51º NIOGE


Seu atributo: “Deus oculto”. Corresponde ao santo nome do Deus BILA, segundo o idioma dos barsiens. Entre os atlantes, CRIM.
Seu arco estende-se do 251º ao 255º grau da esfera inclusive. Corresponde à 26ª década e ao Tenarca ROMOTEL, sob a influência de SARI.
Preside os dias: 9 de maio, 20 de julho, 30 de setembro, 11 de dezembro e 21 de fevereiro. A invocação é feita entre 16 horas e 40 minutos e 17 horas, pronunciando-se o 32º versículo do Salmo 103 (Sit gloria domini in saeculum: laetabitur dominus in operibus suis).
Auxilia a elevar a alma à contemplação das coisas divinas e a descobrir os mistérios da sabedoria. Esse Nioge domina a química e a física, revela os maiores segredos da natureza, notadamente a pedra filosofal e a medicina universal. A pessoa nascida sob essa influência amará as ciências abstratas; se interessará, particularmente, em conhecer as propriedades e virtudes atribuídos aos animais, aos vegetais e aos minerais. Se distinguirá na Medicina por suas curas maravilhosas e fará muitas descobertas úteis à sociedade.
Seu Ornige é MIRBEU e domina os charlatões e os que abusam do boa-fé das pessoas, prometendo-lhes coisas extraordinárias.





CORINTA:

“O ímpio alcança um ganho fictício, mas o que semia justiça obtém uma recompensa certa”.


APANTIR:

“E o primeiro animal era semelhante a um leão, o segundo semelhante a uma novilha e o terceiro, a um homem, o quarto semelhante a um dragão”.

EMAN































IMAMIL, O 52º NIOGE


Seu atributo: “Deus acima de todas as coisas”. Corresponde ao santo nome ABAG, segundo o idioma dos melindais. Entre os atlantes, MIWI.
Seu arco estende-se do 256º ao 260º grau da esfera inclusive. Corresponde à 26ª década e ao Tenarca MOROOL.
Preside os dias: 10 de maio, 21 de julho, 1º de outubro, 12 de dezembro e 22 de fevereiro. A invocação é feita entre 17 horas e 17 horas e 20 minutos, recitando-se o 18º versículo do Salmo 7 (Confitebor domino secundum justitiam ejus:et psallam nomini domini altissimi).
Auxilia a destruir a força dos inimigos e a humilhá-los. Favorece especialmente as viagens, protege os prisioneiros que a ele recorrem e inspira-lhes o meio de obter a liberdade. Influi sobre os que procuram a verdade fielmente e revêem seus erros para um retorno sincero a Deus. A pessoa nascida sob essa influência terá um temperamento forte e vigoroso, suportará as adversidades com paciência e coragem, amará o trabalho e executará o que quiser com facilidade.
Seu Ornige é WIRCREU e domina o orgulho, a blasfêmia, a maldade e influi sobre os homens grosseiros e brigões.






CORINTA:

“O que estabelece justiça vai para a vida; o que pratica o mal vai para a morte”.

APANTIR:

“E os quatro animais, cada um deles tinha seis asas e em seu interior tinham muitos olhos quer não cessavam de dizer, dia e noite: ‘Santo, santo, santo, o Senhor Deus, o que era, o que é e o que há de vir’”.

EMAN































LENANAON, O 53º NIOGE



Seu atributo: “Deus que humilha os orgulhosos”. Corresponde ao santo nome OBRA, segundo o idioma maltês. Seu nome entre os atlantes era LOMA.
Seu arco estende-se do 261º ao 265º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 27ª década e ao Tenarca LAORRA, sob a influência de RER.
Preside os dias: 11 de maio, 22 de julho, 2 de outubro, 13 de dezembro e 23 de fevereiro. A invocação é feita entre 17 horas e 20 minutos e 17 horas e 40 minutos, pronunciando os nomes divinos com 75º versículo do Salmo 118 (Cognovi domine quia sequitas judicia tua: et in veritate tua humiliaste me). Esse Salmo está dividido em 22 partes iguais, correspondentes às 22 letras do ZOÊ MAÔ e ao 22 sulimês sagrados de Deus, equivalente a cada uma das letras que indicam a escala pela qual os sábios se elevam para contemplar a Deus. Os marhbahlistas afirma que o Imeroni o recitava todos os dias.
Esse Nioge domina as altas ciências, influência os eclesiásticos, os professores, os magistrados e os homens de lei. A pessoa nascida sob essa influência terá humor melancólico, amará a vida familiar, o repouso e a meditação, distinguindo-se por seu conhecimento nas ciências abstratas.
Seu Ornige é AMOLEU e domina a ignorância e todas as más qualidades do corpo e da alma.



CORINTA:

“Os homens de coração perverso são abomináveis ao Senhor, mas os de conduta íntegra são-lhe agradáveis”.

APANTIR:

“E quando todos davam glória e honra, e benção ao que estava sentado sobre o trono, que vive pelos séculos dos séculos”.

EMAN
































TIHELON, O 54º NIOGE


Seu atributo: “Rei dos céus”. Corresponde ao santo nome BORA, conforme o idioma dos zaflaniens. Entre os atlantes, era FREM.
Seu arco estende-se do 266º ao 270º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 27ª década e ao Tenarca ORRAOL.
Preside os dias: 12 de maio, 23 de julho, 3 de outubro, 14 de dezembro e 24 de fevereiro. A invocação é feita entre 17 horas e 40 minutos e 18 horas, pronunciando-se o 19º versículo do Salmo 102 (Dominus in coelo parasit sedem suam: et regnum asius omnibus dominabitur).
Auxilia a obter a misericórdia de Deus e vida longa. Domina os imperadores, os reis, os príncipes, e todos os dignatários civis e eclesiásticos. Protege as dinastias legítimas e a estabilidade dos impérios, dá um reinado longo e pacífico aos príncipes que recorrem a ele e socorre os que querem se manter em seus empregos. A pessoa nascida sob essa influência será célebre por seus escritos e por sua eloqüência: terá muita reputação entre os sábios, se distinguirá por suas virtudes e merecerá a confiança de seu príncipe.
Seu Ornige é MERFEU e favorece a ruína dos impérios, causam as revoluções e as desordens, influi sobre os que cooperam com a decadência das monarquias, com o fita de tomarem o poder e apoderarem-se dos melhores cargos.




CORINTA:

“Na verdade, o iníquo não ficará impune, mas a descência do justo será salva”.

APANTIR:

“E os vinte e quatro anciãos se prostravam diante do que estava sentado no trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos, e lançavam a sua coroa diante do trono”.

EMAN































AIZAOIL, O 55º NIOGE


Seu atributo: “Deus eterno”. Corresponde ao nome ALAY, de acordo com o idioma do povo de Ormuz. Entre os atlantes, MROC.
Seu arco estende-se do 217º ao 275º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 28ª década e ao Tenarca RADAL, sob a influência de RIÔ.
Preside os dias: 13 de maio, 24 de julho, 4 de outubro, 15 de dezembro e 25 de fevereiro. A invocação é feita entre 18 horas e 18 horas e 20 minutos, pronunciando-se o pedido juntamente com os nomes divinos e o 13º versículo do Salmo 101 (Tu autem domine in reternum permanes: et memurabile tuum in generationem).
Auxilia a obter consolação e aos que desejam ter filhos. Exerce domínio sobre a moral e a religião, sobre os que a protegem com a sua autoridade e a propagam por todos os meios possíveis. A pessoa nascida sob essa influência se distinguirá por seus serviços, sua piedade e por seu zelo em cumprir seus deveres com Deus e com os homens.
Seu Ornige é CORMEU e é inimigo da verdade, influencia todos os que querem destruir a religião e os príncipes que a protegem a fim de impedir a grande obra da regeneração do gênero humano.







CORINTA:

“Anel de ouro em focinho de porco, tal é a mulher formosa mas insensata”.

APANTIR:

“Tu és digno, ó Senhor, nosso Deus, de receber a glória e a honra, assim como o poder. Porque tu criaste todas as coisas e pela tua vontade é que elas eram, e foram criadas”.

EMAN






























LEPOION, O 56º NIOGE


Seu atributo: “Deus que sustenta o Universo”. Corresponde ao santo nome ILLI, segundo os habitantes de Aden. Entre os atlantes era SROC.
Seu arco estende-se do 276º ao 280º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 28ª década e ao Tenarca DALAROL.
Preside os dias: 14 de maio, 25 de julho, 5 de outubro, 16 de dezembro e 26 de fevereiro. Sua invocação é feita entre 18 horas e 20 minutos e 28 horas e 40 minutos, pronunciando-se o 15º versículo do Salmo 144 (Allevat dominus omnes oni corront: et erigit omnes elisos).
Ajuda a obter o que se deseja, domina a fama, a fortuna e a Filosofia. A pessoa nascida sob essa influência será estimada por todas, devido à sua modéstia, moderação e temperamento agradável; sua fortuna será devida a seu talento e a sua conduta.
Seu Ornige é CORSIU e domina a ambição, o orgulho e todos aqueles que se erigem em mestres e querem ser mais do que os outros.

CORINTA:

“O desejo dos justos é unicamente o bem; mas o ímpio apenas pode esperar a ira”.




APANTIR:

“E vi na mão direita do que estava sentado sobre o trono, um livro escrito por dentro e por fora, selado com 7 selos”.

EMAN





































IAMANEIL, O 57º NIOGE



Seu atributo: “Deus louvável”. Corresponde ao santo nome POPA, segundo o idioma dos cirineus. Entre os atlantes era LEMI.
Seu arco estende-se do 281º ao 285º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 29ª década e ao tenarca DARABA, sob a influência de MIR.
Preside os dias: 15 de maio, 26 de julho, 6 de outubro, 17 de dezembro e 27 de fevereiro. Esse Nioge e os que seguem até o 63º, pertencem à 8ª ordenação, a que os ortodoxos chamam Coro dos Jancros. A invocação é feita entre 18 horas e 40 minutos e 19 horas, recitando-se o 19º versículo do Salmo 113 (Qui timent dominum, speraverunt in domino: adjutor eorum et protector eorum est).
Auxilia a prosperar em todas as coisas e a livrar os prisioneiros. Domina os comandos notáveis, os almirantes, os generais e todos aqueles que combatem por uma causa justa. A pessoa nascida sob essa influência amará o Estado Militar, distinguindo-se por sua atividade, sua bravura e grandeza de alma e grande capacidade de suportar a fadiga com muita coragem.
Seu Ornige é BUREMI






CORINTA:

“Uns dão com liberdade e ficam mais ricos; outros poupam demais e vivem na pobreza”.


APANTIR:

“E vi um anjo forte que dizia a grande brado: ‘Quem é digno de abrir o livro, e de desatar os seus selos?’”.

EMAN































AILEON, O 58º NIOGE


Seu atributo: “Deus que acolhe as gerações”. Corresponde ao santo nome PARA, segundo o idioma dos alamitas. Entre os atlantes, FEMI.
Seu arco estende-se do 286º ao 290º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 29ª década e ao tenarca DABAROL.
Preside os dias: 16 de maio, 27 de julho, 7 de outubro, 18 de dezembro e 28 de fevereiro. A invocação é feita entre 19 horas e 19 horas e 20 minutos, pronunciando-se os nomes divinos e o 3º versículo do Salmo 6 (Et anima turbata est valde: sed tu domine usque quo?)
Auxilia a afastar a tristeza e a curar as doenças, principalmente, os males dos olhos. Domina o ferro, os armeiros, os serralheiros, os artilheiros e todos os que negociam ferro. Confunde os maldosos e as testemunhas falsas. A pessoa nascida sob essa influência se distinguirá por sua bravura e franqueza e será apaixonada por HOÃ.
Seu Ornige é IMERBU e domina a cólera, os maldosos e os homicidas.


CORINTA:

“A alma generosa será cumulada de bens e o que largamente dá, largamente receberá”.



APANTIR:

“E nenhum podia, nem ao céu, nem a terra, nem de baixo da terra, abrir o livro, nem olhar para ele. E todos choravam muito, por verem que ninguém foi, ali, digno de abrir o livro, nem de olhar para ele”.

EMAN




































HELARAON, O 59º NIOGE


Seu atributo: “Deus conhecedor de todas as coisas”. Corresponde ao santo nome de Deus ELLA, segundo o idioma da Mesopotânia.
Seu arco estende-se do 291º ao 295º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 30ª década e ao Tenarca RENSE, sob a influência de ZOÊ.
Preside os dias: 17 de maio, 28 de julho, 8 de outubro, 19 de dezembro e 1º de março. A hora favorável se dá entre 19 horas e 20 minutos e 19 horas e 40 minutos. É preciso pronunciar o nome do Nioge, juntamente com seu atributo e o versículo do Salmo 112 (A solis orto usque ad occasum, laudabile nomen domine).
Combate a esterilidade feminina e torna as crianças obedientes a seus pais. Domina os tesouros, os corretores de valores e capitais públicos, os arquivos, as bibliotecas e todas as coleções raras e preciosas, influencia a imprensa, as livrarias e aqueles que disso fazem comércio. A pessoa nascida sob essa influência adorará instruir-se em todas as ciências, terá talento para negócios, especialmente, os da bolsa de valores, onde especulará com lucro e se distinguirá por sua probidade, talento e fortuna.
Seu Ornige é IFENIU e é inimigo das luzes, causa a ruína e a destruição através de incêndios, influi sobre as dilapidações e as falências fraudulentas.





CORINTA:

“O que esconde o trigo será amaldiçoado pelo povo; mas a benção virá sobre a cabeça daqueles que o venderem”.

APANTIR:

“Eis aqui o Monandum, a raiz de Daisha, quando pela vitória alcançou o poder de abrir o livro, e de desatar os seus sete selos”.

EMAN
































AIRAZAON, O 60º NIOGE


Seu atributo: “Deus que conforta os oprimidos”. Corresponde ao santo nome GENA, segundo o nome dos povos do Tibete.
Seu arco estende-se do 296º ao 300º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 30ª década e ao Tenarca ENSERIOL.
Preside os dias: 18 de maio, 29 de julho, 9 de outubro, 20 de dezembro e 2 de março. A invocação se dá entre 19 horas e 40 minutos e 20 horas, pronunciando-se o 18º versículo do Salmo 144 (Justus dominus omnibus uiis suis: et sanctus in omnibus operibus suis).
Ajuda a curar os males do espírito e a livrar-se dos que nos perseguem, domina as personagens ilustres que se distinguem por seus talentos e por suas virtudes, influi sobre a fidelidade e a obediência dos subalternos em relação a seus superiores. A pessoa nascida sob essa influência reunirá todas as belas qualidades do corpo e da alma, se distinguirá por suas virtudes, seu espírito, seu humor agradável e terá longa vida.
Seu Ornige é NAZALU e exerce domínio sobre todos os seres insubordinados e influi sobre todas as qualidades físicas e morais.
O nome de GENA entre os atlantes era ERIL.






CORINTA:

“Aquele que anda vendo como fará bem é ditoso em se levantar ao romper da manhã. Aquele, porém que anda buscando como fará mal, será por ele oprimido”.

APANTIR:

“E olhei. E vi no meio do trono, entre os quatro animais e os anciãos, um cordeiro como que morto, que estava em pé, o qual tinha sete olhos: que são os sete espíritos de Deus, mandados por todas a Terra”.

EMAN






























BELAMON, O 61º NIOGE


Seu atributo: “Deus acima de todas as coisas”. Corresponde ao nome SILA, segundo o idioma dos antigos Béthuliens. Entre os atlantes era, ERIL.
Seu arco estende-se do 301º ao 305º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 31ª década e ao Tenarca BECADRE, sob a influência de HOÃ.
Preside os dias: 19 de maio, 30 de julho, 10 de outubro, 21 de dezembro e 3 de março. A invocação é feita entre 20 horas e 20 minutos e 20 horas e 40 minutos, pronunciando-se os nomes divinos e o 2º versículo do Salmo 112 (Sit nomen domini benedictum, ex hoc nunc et usque in saeculum).
Ajuda a obter a amizade de uma pessoa. Domina a Astrologia e a Física, influindo sobre aqueles que se destacam na área citada. A pessoa nascida sob essa influência amará as viagens e todos os prazeres honestos, terá coração sensível, o amor lhe trará desgostos.
Seu Ornige é LIREDU e influi sobre os libertinos, particularmente os que se entregam aos vícios contrários à ordem da natureza.

CORINTA:

“O que confia nas riquezas cairá, mas os justos crescerão como a árvore que tem a folha sempre verde”.



APANTIR:

“E veio e tomou o livro da mão direita do que estava assentado no trono. E tendo aberto o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos se prostraram diante do cordeiro”.

EMAN




































HELAION, O 62º NIOGE


Seu atributo: “Ser supremo”. Corresponde ao nome SUNA, segundo o idioma dos antigos Carmaniens. Entre os atlantes era SIRE.
Seu arco estende-se de 306º ao 310º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 31ª década e ao Tenarca ACADROL.
Preside os dias: 20 de maio, 31 de julho, 11 de outubro, 22 de dezembro e 4 de março. A invocação é feita entre 20 horas e 20 minutos e 20 horas e 40 minutos, pronunciando-se o 159º versículo do Salmo 118 (Vide quoniam mandata tua dilexi domine, in misericórdia tua vivifica me).
Ajuda a adquirir a sabedoria, favorece os filósofos, os iluminados e todos os que almejam viver de modo recolhido. A pessoa nascida sob essa influência amará a tranqüilidade e a solidão, cumprirá fielmente seus deveres profissionais e se distinguirá por sua modéstia e suas virtudes.
Seu Ornige é ERIREU e influi em tudo o que causa escândalo, domina o luxo, a inconstância, o divórcio, provocando a desunião dos esposos.

CORINTA:

“O que traz a sua casa inquieta não possuirá senão ventos: e o que é insensato servirá ao sábio”.



APANTIR:

“Tendo cada um duas cítaras e suas redomas de ouro cheias de perfume que são as orações dos santos e cantavam em cântico novo, dizendo: ‘Digno és Senhor de tomar o livro e de desatar os seus selos’”.

EMAN




































UANALEON, 0 63º NIOGE


Seu atributo: “Deus infinitamente bom”. Corresponde ao santo nome de Deus MIRI, segundo idioma dos cambojanos. Seu nome entre os atlantes era WOLE.
Seu arco estende-se do 311º ao 315º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 32º década e ao Tenarca SEMABRE, sob a influência de ZIR.
Preside os dias: 21 de maio, 1º de agosto, 12 de outubro, 23 de dezembro e 5 de março. A invocação é feita entre 20 horas e 40 minutos e 21 horas, pronunciando-se os nomes divinos e o 11º versículo do Salmo 2 (Servite domino in timore: et exultate ei cum tremore).
Auxilia a converter as nações ao monandismo e a confundir os inimigos. Esse Nioge protege dos acidentes, conserva a saúde e cura as doenças; domina o comércio, os banqueiros, os comerciantes e os bancários. A pessoa nascida sob essa influencia terá espírito sagaz e engenhoso será laborioso e ativo.
Seu Ornige é ELOWEU e domina a loucura e a prodigalidade; influi sobre os que arruínam devido a má conduta.

CORINTA:

“O fruto do justo é árvore de vida e o que ampara as almas é sábio”.




APANTIR:

“Porque tu foste morto e nos remiste para Deus pelo teu sangue, de todos nós, de toda língua, de todo povo e de toda nação. E nos fará o nosso Deus, reino e sacerdotes e reinaremos sobre a Terra”.

EMAN




































EMEHON, O 64º NIOGE


Seu atributo: “Deus vivificador”. Corresponde ao santo nome ALLI, segundo o idioma dos mongóis. Entre os atlantes era chamado ONAR.
Seu arco estende-se do 316º ao 320º grau da esfera, inclusive. Corresponde a 32ª década e ao Tenarca MADREOL.
Preside os dias: 22 de maio, 2 de agosto, 13 de outubro, 24 de dezembro e 6 de março. A invocação é feita entre 21 horas e 21 horas e 20 minutos, pronunciando-se os nomes divinos e o 18º versículo do Salmo 32 (Elle oculi domini super metuendes cum et in eis, qui sperant super misericordiam ejus). Essa Salmo protege das adversidades, acolhendo favoravelmente as preces e promessas daqueles que esperam a misericórdia de Deus.
Esse Nioge e os que seguem, até o 72º pertencem à 7ª ordenação, a que os ortodoxos chama Coro dos Rautái. Emehon também protege da raiva dos animais ferozes, favorece os sábios, os professores, os oradores e os escritores. Influencia a imprensa, as livrarias e os que comerciam nesse ramo. A pessoa nascida sob essa influência se distinguirá na Literatura.
Seu Ornige é RANOEU e domina os falsos sábios, influindo nas controvérsias, nas disputas literárias e na crítica.





CORINTA:

“Se o justo é punido na Terra, quanto mais será o ímpio e o pecador”.

APANTIR:

“E olhei e também ouvi a voz de muitos anjos ao derredor do trono e dos animais, assim como dos anciãos. Era o número deles milhares de milhares”.

EMAN

































ABIMAIL, O 65º NIOGE


Seu atributo: “Deus fonte de sabedoria”.Corresponde ao santo nome TARA, segundo o idioma dos eimnosofistas. Entre os atlantes chamava-se OCRA.
Seu arco estende-se do 321º ao 325º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 33ª década e ao tenarca SABANE, sob a influência de SARI.
Preside os dias: 23 de maio, 3 de agosto, 14 de outubro, 25 de dezembro e 7 de março. A invocação é feita entre 21 horas e 20 minutos e 21 horas e 40 minutos, pronunciando-se o 15º versículo do Salmo 89 (Convertere domine, et usque qua? Et deprecabilis esto super servos tuos).
Protege dos sortilégios, ajuda a obter a sabedoria e a ser bem sucedido nos empreendimentos úteis. Esse Nioge domina os mares, os rios, as fontes, as expedições marítimas e as construções navais. Influencia os marinheiros, os pilotos, a pesca e todos aqueles que comerciam neste ramo. A pessoa nascida sob essa influência se distinguirá na marinha, por suas expedições e descobertas e acumulará uma fortuna considerável.
Seu Ornige é ACROEU e provoca as tempestades e os naufrágios. Influencia as expedições funestas.

CORINTA:

“Aquele que ama a disciplina, ama a ciência; mas o que aborrece as repreensões é um insensato”.


APANTIR:

“Todos diziam em alta voz: ‘Digno é o cordeiro que foi morto, de receber a virtude, a divindade, a sabedoria, a fortaleza, a honra, a glória e a benção’”.

EMAN





































KELAON, O 66º NIOGE



Seu atributo: “Deus que fecunda e mantém todas as coisas”. Corresponde ao nome PORA, segundo o idioma dos brâmanes. Entre os atlantes era IFLE.
Seu arco estende-se do 325º ao 330º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 33ª década e ao tenarca ABASOL.
Preside os dias: 24 de maio, 4 de agosto, 15 de outubro, 26 de dezembro e 8 de março. A invocação é feita entre 21 horas e 40 minutos e 22 horas, recitando-se o 22º versículo do Salmo 37 (Ne derelinquas me domine Deus meus; ne discesseris à me).
Auxilia a amainar a cólera de Deus e a curar a caduquice. Rege a vegetação e os animais aquáticos. Influencia o sono e os sonhos. A pessoa nascida sob essa influência reunirá todas as belas qualidades do corpo e da alma, granjeará a amizade e benevolência de todas as pessoas de bem, em virtude de sua amabilidade e doçura de caráter.
Seu Ornige é ELFIEU e influi sobre todas as más qualidades físicas e morais.

CORINTA:

“Aquele que é bom terá do Senhor a graça; mas o que põe confiança nos seus próprios pensamentos, obra como ímpio”.



APANTIR:

“E a toda na criatura, que há no céu e sobre a Terra, debaixo da Terra e as que há no mar, e quanto ali há: ouvi dizer a todas. Ao que está sentado no trono, e ao cordeiro, benção, honra, glória e poder pelos séculos dos séculos”.

EMAN




































ELAION, O 67º NIOGE



Seu atributo: “Deus, delícia das crianças”. Corresponde ao santo nome BOGO, segundo o idioma dos albaneses. Entre os atlantes era MERA.
Seu arco estende-se do 331º ao 335º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 34ª década e ao Tenarca MODRETE, sob a influência de RER.
Preside os dias: 25 de maio, 5 de agosto, 16 de outubro, 27 de dezembro e 9 de março. A invocação é feita entre 22 horas e 22 horas e 20 minutos, pronunciando-se o pedido juntamente com os nomes divinos e o 4º versículo do Salmo 36 (Delectare in domino et dabit tibi petitiones cordis tui).
Auxilia a ter consolação nas adversidades e a adquirir sabedoria. Domina as mudanças, a conservação dos monumentos, a longevidade. Faz conhecer a verdade aqueles que recorrem a ele em suas horas de necessidade. A pessoa nascida sob essa influência será iluminada pelo espírito de Deus; amará a solidão e se distinguirá nas altas ciências, principalmente no campo da Astronomia, da Física e da Filosofia.
Seu Ornige é AREMOU e domina o erro, os preconceitos e aqueles que propagam sistemas errôneos.






CORINTA:

“O homem não se corroborará pela impiedade e a raiz dos justos não será abalada”.

APANTIR:

“E os quatros animais respondiam: Amém. E os vinte e quatro anciãos se prostraram sobre os seus rostos e adoraram ao que vive pelos séculos dos séculos”.

EMAN
































ABUIL, O 68º NIOGE


Seu atributo: “Deus generoso”. Corresponde ao santo nome DÉPOS, segundo o idioma dos peloponeses. Entre os atlantes, era NOIF.
Seu arco estende-se do 336º ao 340º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 34ª década e ao Tenarca DOMITEOL.
Preside os dias: 26 de maio, 6 de agosto, 17 de outubro, 28 de dezembro e 10 de março. Sua invocação se dá entre 22 horas e 20 minutos e 22 horas e 40 minutos, recitando-se o 1º versículo do Salmo 105 (Confitemini domino, quoniam bônus: quoniam in saeculum misericórdia ejus).
Ajuda a conservar a saúde e curar as doenças. Domina a agricultura e a fecundidade. A pessoa nascida sob essa influência amará o campo, a caça, os jardins e tudo o que se relacione com a agricultura.
Seu Ornige é FIONIU e domina a esterilidade, causa à fome e a peste. Influencia os insetos nocivos aos produtos da Terra.

CORINTA:
“A mulher diligente é a coroa de seu marido; a que obra coisas dignas de confusão far-lhe-á apodrecer os ossos”.





APANTIR:

“E vi que o cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi que um dos quatro animais dizia, como em voz de trovão: ‘Vem e vê’. Olhei e vi um rinoceronte e o que estava montado sobre ele tinha um arco”.

EMAN




































ELOCHEON, O 69º NIOGE


Seu atributo: “Deus que tudo vê”. Corresponde ao santo nome DÉOS, segundo o idioma dos cretenses. Entre os atlantes chamava-se WIAN.
Seu arco estende-se do 341º ao 345º grau de esfera, inclusive. Corresponde à 35ª década e ao Tenarca TOMERAL, sob a influência de RIÔ.
Preside os dias: 27 de maio, 7 de agosto, 18 de outubro, 29 de dezembro e 11 de março. Sua invocação é feita entre 22 horas e 40 minutos e 23 horas, pronunciando-se o 5º versículo do Salmo 15 (Dominus pars haereditatis meae, et calicis mei tu es, qui restitues haereditatis meam mihi).
Ajuda a achar os objetos perdidos ou escondidos e a conhecer a pessoa que os subtraiu. Domina a fama, a fortuna, as heranças. Influencia os jurisconsultos, os magistrados, os procuradores, os advogados e os tabeliões. A pessoa nascida sob essa influência se distinguirá na advocacia, nos conhecimentos sobre os usos e os costumes, sobre o espírito das leis de todos os povos.
Seu Ornige é NAIWOU e domina os processos, os testamentos e os legados que são feitos em detrimento dos herdeiros legítimos; influencia aqueles que causam a ruína das famílias, provocando gastos enormes e processos intermináveis.






CORINTA:

“Os pensamentos dos justos são cheios de justiça; os conselhos dos ímpios são cheios de fraudulência”.

APANTIR:

“E como ele tivesse aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal que dizia: ‘Vem e vê’. E saiu outro cavalo vermelho. E foi dado poder ao que estava montado sobre ele”.

EMAN































ABAJAIL, O 70º NIOGE


Seu atributo: “Verbo que traduz todas as coisas”. Corresponde ao santo nome ARIS, segundo o idioma beócio. Entre os atlantes, era EMAR.
Seu arco estende-se do 346º ao 350º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 35ª década e ao Tenarca ERAMOL.
Preside os dias: 28 de maio, 8 de agosto, 19 de outubro, 30 de dezembro e 12 de março. Sua invocação é feita todos os dias, entre 23 horas e 23 horas e 20 minutos, pronunciando-se o pedido juntamente com os nomes divinos e o 1º versículo do gênese (No início Deus criou o céu e a Terra).
Esse Nioge domina a geração dos seres e os fenômenos da natureza; protege os que querem se regenerar e restabelecer a harmonia rompida pela desobediência de Adão, o que se faz voltando-se para Deus e purificando-se pelos elementos que compõem a natureza do homem. É então que o sábio retorna ao princípio da criação, recupera seus direitos, sua dignidade, volta a ser o Senhor da natureza e a desfrutar de todas as prerrogativas que lhe foram dados quando foi criado por Deus. A pessoa nascida sob essa influência se distinguirá por seu Nioge, será considerada pelos sábios de todas as nações e tornar-se-á uma das grandes luzes da Filosofia.
Seu Ornige é RAMEBU e domina o ateísmo e todas as pessoas que propagam escritos perigosos. Influencia os críticos e as disputas literárias.




CORINTA:

“As palavras dos ímpios armam traições, a fim de verter sangue; a boca dos justos será a que os livre”.

APANTIR:

“Vem e vê. E apareceu alguém que tinha na mão uma balança. Ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: ‘Meia oitava de trigo valerá um dinheiro, e três oitavas de cevada também valerá um dinheiro. Mas não faça dano ao vinho, nem ao azeite’”.
EMAN































IELAHON, O 71º NIOGE


Seu atributo: “Deus, Senhor do Universo”. Corresponde ao nome ZEUT, segundo o idioma frigio. Seu nome entre os atlantes era ICRE.
Seu arco estende-se do 351º ao 355º grau da esfera, inclusive. Corresponde à 36ª década e ao Tenarca chamado ERDET, sob a influência de MIR.
Preside os dias: 29 de maio, 9 de agosto, 20 de outubro, 31 de dezembro e 13 de março. A invocação é feita entre 23 horas e 20 minutos e 23 horas e 40 minutos, pronunciando-se o 29º versículo do Salmo 108 (Confitebor domino nimis in ore meo: Et in médio multorum laudabo eum).
Auxilia a confundir os maus e a livrar-se daqueles que querem nos oprimir. Protege todos os que recorrem a ele, dá a vitória e a paz; influencia o ferro, os arsenais, as praças de guerra e tudo o que se refere ao Nioge militar. A pessoa nascida sob essa influência terá muita energia, amará o Estado Militar, e se distinguirá por sua bravura talento e vigor.
Seu Ornige é ERCIBU e domina a discórdia, influi nas traições e naqueles que se tornam célebres por seus crimes.







CORINTA:

“Transtorna aos ímpios e não subsistirão; mas a casa do justo permanecerá firme”.

APANTIR:

“E quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho que tinham dado dele”.

EMAN































IMUNUIL, O 72º NIOGE


Seu atributo: “O fim de todas as coisas”, que é representado pelo MAÔ. Rege a Trácia ou a Roumélie. Entre os atlantes chamava-se MOAR.
Seu arco estende-se do 356º ao 360º grau da esfera, inclusive. Corresponde à última década e ao Tenarca chamado TEDREIOL.
Preside os dias: 30 de maio, 10 de agosto, 21 de outubro, 1º de janeiro e 14 de março. A invocação é feita entre 23 horas e 40 minutos e 24 horas, pronunciando-se os nomes divinos ZOÊ e MAÔ, juntamente com o nome e os atributos do Nioge, o pedido e o 7º versículo do Salmo 114 (Convertere anima mea in requiem tuam: quia dominus benefecit tibi).
Deve-se ter um talismã idêntico ao do rontispício, com o talismã do nioge escrito do outro lado, que deve ser preparado sob as influências da astrologia marhbahlista. Esse nioge protege nas operações misteriosas. Ajuda a ser bem sucedido em todas as coisas; rege a Química, a Física, a Medicina; favorece a saúde e a longevidade. A pessoa nascida sob essa influência se distinguirá na Medicina, se tornará célebre por suas curas prodigiosas, descobrirá vários segredos da natureza, que farão a ventura dos filhos da terra. Dedicará suas vigílias e seus cuidados para aliviar os pobres e doentes.
Seu Ornige é RAOMEU e causa o desespero e o suicídio, influencia aqueles que detestam sua existência e o dia em que nasceram.




CORINTA:

“O homem será conhecido pela sua doutrina; mas o que é vão e não tem senso será exposto ao desprezo”.

APANTIR:

“E foram dadas a cada um deles uma vestiduras branca; e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que se completasse o número dos seus conservos e o dos seus irmãos, que haviam de padecer como também eles à morte”.

EMAN






























BUC TEDÔTO KOI TERCURI


TODÔTO KOI SARI LEI DO BRANCO RITMO

TEDÔTO KOI MIR LEI DO VERMELHO VIBRAÇÃO

TEDÔTO KOI ZIR LEI DO VIOLETA CORRESPONDÊNCIA

TEDÔTO KOI RIÔ LEI DO AZUL POLARIDADE

TEDÔTO KOI HOÃ LEI DO VERDE GÊNERO
(AMARELO)

TEDÔTO KOI RER LEI DO ANIL CAUSA E EFEITO

TEDÔTO KOI ZOÊ LEI DO LARANJA MENTALISMO











72 NIOGES ADI NAITUM

TENARCAS ORNIGES

1 - OLIF IFOLEU
2 - ONIU NONTEU
3 - ELIN LINEZEU
4 - RAME ARABEU
5 - LOSI OSIXEU
6 - WILE EWINFU
7 - ERCA CARDIU
8 - SORA AROZIU
9 - IFON NEIFOU
10 - CELE EVENFU
11 - ECRA ELECEU
12 - FION NOIFEU
13 - ILOF FOLIEU
14 - ARCE CECREU
15 - ARLO ORLAEU
16 - HOFI FIHORU
17 - NELA ALENBU
18 - SONE NESORU
19 - OSLI LISORU
20 - MAWI WAMIRU
21 - NOMA BRABEU
22 - LOHI ERONEU
23 - ELFI ERTREU
24 - NOCE TROVEU
25 - RANO BURZEU
26 - REFI SOLIRU

27 - HIFE HOFIRU
28 - FIHA MIWARU
29 - SOWI SONERU
30 - ILEC ZORAIU
31 - LOFI FILOEU
32 - CRAM MARCEU
33 - FRIM MIRFEU
34 - LOSE ESOREU
35 - HECA ACEHEU
36 - LIRE ERIOZU
37 - ECRO ORCEBU
38 - ICRA ARCEBU
39 - OCRI IRCADU
40 - ROCI IRCOBU
41 - ORNE NERUEU
42 - SILI ILISEU
43 - NORE RANOEU
44 - LIEM EMILEU
45 - EILI ILIVEU
46 - LAOM MOARBU
47 - MOAL LAOMIL
48 - MRIM MIREMU
49 - RAOM MOABIU
50 - CROM MORCOU
51 - CRIM MIRBEU
52 - MIWI WIRCREU
53 - LOMA AMOLEU
54 - FREM MERFEU
55 - MROC CORMEU
56 - SROC CORSIU
57 - LEMI IMEABU
58 - FEMI IMERBU
59 - NEFI IFENIU


60 - ALON NARAZU
61 - ERIL LIREDU
62 - SIRE ERIREU
63 - WOLE ELOWEU
64 - ONAR RANOEU
65 - OCRA ACROEU
66 - IFLE ELFIEU
67 - MERA AREMOU
68 - NOIF FIONIU
69 - WIAN NAIWOU
70 - EMAR RAMEBU
71 - ICRE ERCIBU
72 - MOAR RAOMEU






























A ALEGORIA DA LANTERNA

OU

O MITO DO QUARTO ESCURO

O LOGIKÓI equivale a uma pessoa presa em um quarto escuro que contempla no fundo deste quarto, a luz projetada por uma lanterna, que ele não vê. Como ele sempre vê as imagens projetadas, ele as toma como realidade e permanece iludido. A situação desmonta-se e inverte-se desde que o prisioneiro se liberta: reconhece o engano em que permanecera, descobre a “encenação” que até então o enganara, e depois de sair do quarto escuro, pode lá fora encarar a própria realidade, tornando-se um perfeito SANAREUS.
Aos poucos, ele que fora habituado às vatramas (sombras), vai podendo olhar o mundo do brilhor (luz). Primeiro, através de oxefeins (reflexos), como o do céu estrelado refletido na superfície das águas tranqüilas. Até ter condições de olhar diretamente para o ZOÊ (sol).
Aquele que se liberta das osulisas (ilusões) e se eleva à visão da tefrada (realidade) é que pode e deve governar para libertar os outros prisioneiros das sombras. É o SANAREUS, aquele que faz de sua sabedoria um instrumento de libertação, de consciência e de justiça social, aquele que faz da procura da verdade uma arte de despretidigitação, um desilusionismo.

______________________________


O LOGIKÓI É UM VATRAMEU

O Logikói é um prisioneiro das sombras. As Uatramas, as trevas envolvem o Logikói tornando-o um prisioneiro das trevas.


_____________________________


Se você é um Aprojante, você vive da realidade projetada e não da própria realidade como o Deprojato.


_____________________________













SASULI, O MESTRE
E A SUA DESCIDA
DA MONTANHA SAGRADA



Todos calaram-se de repente e ficaram silenciosos olhando para cima, entre extasiados e perplexos. Seus olhares estavam todos voltados para o alto da SALÔI DIGÊN (Montanha Sagrada), porque sabiam que em breve iria descer o SASULI (Mestre).
Assim que o Mestre desceu a multidão acercou-se dele pois sentiram a sua luz que era verdadeira:
- Mestre! – Falou um mais afoito. – Fala-nos do amor.
- O que me dais agora é amor, o teu amor e o de toda essa multidão que aqui me esperava. Tua pergunta que vem do coração de todos, pelas palavras de tua boca, é fruto do amor que vós tendes pela sabedoria. E minha resposta é o complemento do vosso amor que é o mesmo meu. Amai portanto, minhas palavras tanto quanto eu as amo, porque elas serão o alimento para os vossos espíritos, que matará a sede de vossas almas e será um refrigério para os vossos corpos. Vosso amor pela sabedoria aplacará o ódio gerado por aqueles que amam a loucura. Como eu vos amo, amai-vos entre si, porque aquele que ama o seu irmão, é assim mesmo que ama. Pois ao repartires amor entre os teus irmãos, estais fazendo com que teus irmãos se amem, porque teu amor está neles. As sementes de amor que vós plantardes no jardim de vossas almas tornar-se-ão frutos maravilhosos que alimentarão vosso mundo encantado, e somente nesse universo de amor criado por vossas sementes é que podereis ser felizes.





ORAMÁ OBAR MIR

Ó MIR, que comandas a luta das almas,
Recebe de teus filhos e de mim, toda
A força desta oração, que tem o poder
De decidir e de vencer todas as lutas
Com seu plano guerreiro. Tu que és o
Senhor da guerra, o invencível, o
Comandante de todas as lutas, recebe de
Teu filho esta Oramá.

Ó Mir, eu como teu dileto filho,
Preciso de tuas forças para poder lutar.
Torna-me teu filho mais guerreiro
Para que eu vença sempre. Faze de teu
Filho um vencedor. Guerreiro entre os
Guerreiros, vencedor das batalhas,
Ouve minha prece, ouve minha oramá
E concede-me a força da vitória.
Ó Mir, pai das vitórias, vencedor
Entre os vencedores, sei que tu és
O comandante, aquele que irá comandar
Todos os meus sucessos, e todas as
Minhas vitórias.

EMAN







ORAZÁ OBAR ZIR

Ó Zir, indicador do caminho das almas,
Tu que orientas as almas para que elas
Cheguem até a luz, faz com que eu encontre
Também o caminho. Recebe a minha Orazá,
Com todos os meus pedidos e suplicas
E envia para o teu amantíssimo filho,
As inúmeras recompensas que estão
Em tuas mãos.

Ó Pribói do comércio, da oratória e
Da comunicação, faz do teu filho a resposta
Para teu poder de condutor.

Ó Zir, condutor dos condutores,
Indicador dos caminhos, aplana as veredas
De teus filhos para que eles possam
Chegar a luz.

Ó Zir, maestro dos caminhos,
Envia tua luz para mim, teu dileto filho,
Para que a felicidade, trazida por tua força,
Esteja sempre comigo.

EMAN








ORASSÁ OBAR SARI


Ó Sari, desagregante das almas,
Recebe dos teus filhos e de mim,
Toda a força desta oração, que tem
O maravilhoso poder de fazer as coisas
Surgirem e acontecerem.
Recebe a minha Orassá, que vai buscar
A tua pureza, a tua limpidez,
A tua inesquecível brancura.
Sou teu filho amado e quero que as coisas
Comecem a acontecer comigo.
Quero ser puro como tu, quero a
Pureza da minha alma sendo realizada
Por teu poder.
Ó Sari, recebe minhas súplicas e
Meus sacrifícios e envia-me minhas
Recompensas para que eu possa ser
Plenamente feliz.
Que todas as almas por ti desagregadas,
Consigam realizar seus propósitos
Para que se cumpra a vontade do Pai.
Eu, como legítimo filho de Sari,
Oferto, com todas as minhas energias,
Esta Orassá que tenho certeza trará
Teu branco, límpido e puro afeto.

EMAN




TEFÍRIS ADI ZAMONO
(Senhor da Criação)

Que o Universo inteiro ouça a Tua voz,
Que vem das alturas, porque Tu és
O Senhor da Criação.
Abra-se a Terra, contenham-se os ventos,
Não movimentem-se mais as árvores,
Porque eu irei nos braços do Tefíris Adi Zamono
Até a árvore da vida.
Tu és o Senhor da Criação, o Tefíris Adi Zamono,
É graças a Ti que comando este mundo
Maravilhoso em que vivo.
Eis aqui o Teu filho e servo que se humilha
No mais íntimo do seu coração para receber
O bem da Tua bondosa luz.
Abri-vos céus, e que role, através dos astros
E do espaço, perdão pelos meus desgastores.
Verta do Teu inefável mundo forças
Para eu manter-me nesta Tua santidade infinita
Ande eu possa repousar para sempre.
EMAN














TEFÍRIS ADI SHADAIC

Ofertamos-Te Senhor, tudo aquilo que possuímos
De mais nobre e grandioso, pois graças a Ti
Alcançamos esta luz que só Tu pés capaz
De outorgar.
Tu és o Senhor das ofertas, o Tefíris Adi Shadaic,
Porque vens permitindo a todos o acesso
Ao Teu maravilhoso Universo de doação.
Imploramos Teu favor celestial,
Para que nossos espíritos façam suas preces
“Em verdade e substância”, para que Tua
Inefável luz, toque nossos corações
E nos inspire uma ação de graças,
Digna do Teu nome e capaz de nos fazer
Orar com o máximo de fervor, para que
Consigamos agradecer, pelo menos um pouco,
O fabuloso encanto que a Tua luz
Provocou em nossas vidas.
Preenche-nos de religião e santidade,
Completa-nos em nossas almas, ama-nos como Pai.
Senhor das ofertas, recebe de teus filhos,
Corações puros cujo único desejo é viver
Em Tua obra, auxiliando-Te na santificação
E na purificação.
EMAN







TEFÍRIS DRU WILDER
(Senhor do Poder)



De que modo se processam as Tuas invisíveis
Ligações, que fortalecem os laços de amor?
Só Tu sabes como comandar esta força que
Enleva o coração e nos mostra o Teu poder.
Tu és o Tefíris Dru Wilder, o Senhor do Poder,
Por Teu encanto tornamo-nos cada dia mais
Côncios de nossas potencialidades.
Ao iniciarmos a caminhada da luz, descortinamos
O maravilhoso que vem com seus passos invisíveis,
Abrindo os nossos corações, penetrando no âmago
Dos nossos sentimentos e, poderosamente, aumenta
Nossa coragem de amar, nossa vontade de ser
Feliz e, sobretudo, retira nosso temor
Da infelicidade.
Obrigado Tefíris Dru Wilder, por definires
Os meus passos, por me encorajares a Te louvar
Sempre, por fazeres com que a soberba não toque
O meu coração, por retirares meus medos infundados,
Por me ensinares como envolver a todos
Com Tua luz para todos sejam
Agraciados com Tua benção.
Infinito bem que mora nas alturas, agradeço



A Tua vinda para o Teu filho,
Para o Teu dileto filho, que aprendeu
A Te amar com todas as força
De seu coração, tornando-se devoto.
Hoje descobri a maravilhosa força,
Toda poderosa de crer em Ti,
De viver devotado ao Teu amor.
De não colocar mais ninguém na Tua frente,
Pois só Tu és o Deus Altíssimo,
Só Tu és o Tefíris Dru Wilder.

EMAN


























TEFÍRIS DRU RETOVÊ


Obrigado, Pai, porque me colocaste
No Retovê, o Caminho, e me retiraste
Da Osirba, a Perdição.
Com Teu exprimitudo, fizeste com que
Não falasse mais o prixêpo.
E, assim, passei a ser Sanareus
E estou deixando de ser Logikói.
Meu espírito que vivia em Urréga
Encontrou a Zapana, a Paz.
Fizoe Tefíris, por me retirares dos efeitos
Da Depólita e me fazer ingressar no Itilôpa.
Obrigado Tefíris Dru Retovê, porque Tu
Conseguiste que eu encontrasse e não fosse
Como o Conhão que Nixonha (não econha)
Só Tu Pai, és o Gaidivum e o Sitilo.
Só Tu podes nos retirar da Ritema
E nos colocar na Aderei.

EMAN









Índice dos NIOGES de acordo com a data de nascimento
NIOGE DATAS DE NASCIMENTOS PAGINA
1º Nioge 20/03 – 31/05 – 11/08 – 22/10 e 02/01 27
2º Nioge 21/03 – 01/06 – 12/08 – 23/10 e 03/01 29
3º Nioge 22/03 – 02/06 – 13/08 – 24/10 e 04/01 31
4º Nioge 23/03 – 03/06 – 14/08 – 25/10 e 05/01 33
5º Nioge 24/03 – 04/06 – 15/08 – 26/10 e 06/01 35
6º Nioge 25/03 – 05/06 – 16/08 – 27/10 e 07/01 37
7º Nioge 26/03 – 06/06 – 17/08 – 28/10 e 08/01 39
8º Nioge 27/03 – 07/06 – 18/08 – 29/10 e 09/01 41
9º Nioge 28/03 – 08/06 – 19/08 – 30/10 e 10/01 43
10º Nioge 29/03 – 09/06 – 20/08 – 31/10 e 11/01 45
11º Nioge 30/03 – 10/06 – 21/08 – 01/11 e 12/01 47
12º Nioge 31/03 – 11/06 – 22/08 – 02/11 e 13/01 49
13º Nioge 01/04 – 12/06 – 23/08 – 03/11 e 14/01 51
14º Nioge 02/04 – 13/06 – 24/08 – 04/11 e 15/01 53
15º Nioge 03/04 – 14/06 – 25/08 – 05/11 e 16/01 55
16º Nioge 04/04 – 15/06 – 26/08 – 06/11 e 17/01 57
17º Nioge 05/04 – 16/06 – 27/08 – 07/11 e 18/01 59
18º Nioge 06/04 – 17/06 – 28/08 – 08/11 e 19/01 61
19º Nioge 07/04 – 18/06 – 29/08 – 09/11 e 20/01 63
20º Nioge 08/04 – 19/06 – 30/08 – 10/11 e 21/01 65
21º Nioge 09/04 – 20/06 – 31/08 – 11/11 e 22/01 67
22º Nioge 10/04 – 21/06 – 01/09 – 12/11 e 23/01 69
23º Nioge 11/04 – 22/06 – 02/09 – 13/11 e 24/01 71
24º Nioge 12/04 – 23/06 – 03/09 – 14/11 e 25/01 73
25º Nioge 13/04 – 24/06 – 04/09 – 15/11 e 26/01 75
26º Nioge 14/04 – 25/06 – 05/09 – 16/11 e 27/01 (Não tem no livro esse
Nioge. Do 25º pula para o 27º Nioge)
27º Nioge 15/04 – 26/06 – 06/09 – 17/11 e 28/01 77
28º Nioge 16/04 – 27/06 – 07/09 – 18/11 e 29/01 79
29º Nioge 17/04 – 28/06 – 08/09 – 19/11 e 30/01 81
30º Nioge 18/04 – 29/06 – 09/09 – 20/11 e 31/01 83
31º Nioge 19/04 – 30/06 – 10/09 – 21/11 e 01/02 85
32 Nioge 20/04 – 01/07 – 11/09 – 22/11 e 02/02 87
33º Nioge 21/04 – 02/07 – 12/09 – 23/11 e 03/02 89
34º Nioge 22/04 – 03/07 – 13/09 – 24/11 e 04/02 91
35º Nioge 23/04 – 04/07 – 14/09 – 25/11 e 05/02 93
36º Nioge 24/04 – 05/07 – 15/09 – 26/11 e 06/02 95
37º Nioge 25/04 – 06/07 – 16/09 – 27/11 e 07/02 97
38º Nioge 26/04 – 07/07 – 17/09 – 28/11 e 08/02 99
39º Nioge 27/04 – 08/07 – 18/09 – 29/11 e 09/02 101
40º Nioge 28/04 – 09/07 – 19/09 – 30/11 e 10/02 103
41º Nioge 29/04 – 10/07 – 20/09 – 01/12 e 11/02 105
42º Nioge 30/04 – 11/07 – 21/09 – 02/12 e 12/02 107
43º Nioge 01/05 – 12/07 – 22/09 – 03/12 e 13/02 109
44º Nioge 02/05 – 13/07 – 23/09 – 04/12 e 14/02 111
45º Nioge 03/05 – 14/07 – 24/09 – 05/12 e 15/02 113
46º Nioge 04/05 – 15/07 – 25/09 – 06/12 e 16/02 115
47º Nioge 05/05 – 16/07 – 26/09 – 07/12 e 17/02 117
48º Nioge 06/05 – 17/07 – 27/09 – 08/12 e 18/02 119
49º Nioge 07/05 – 18/07 – 28/09 – 09/12 e 19/02 121
50º Nioge 08/05 – 19/07 – 29/09 – 10/12 e 20/02 123
51º Nioge 09/05 – 20/07 – 30/09 – 11/12 e 21/02 125
52º Nioge 10/05 – 21/07 – 01/10 – 12/12 e 22/01 127
53º Nioge 11/05 – 22/07 – 02/10 – 13/12 e 23/02 129
54º Nioge 12/05 – 23/07 – 03/10 – 14/12 e 24/02 131
55º Nioge 13/05 – 24/07 – 04/10 – 15/12 e 25/02 133
56º Nioge 14/05 – 25/07 – 05/10 – 16/12 e 26/02 135
57º Nioge 15/05 – 26/07 – 06/10 – 17/12 e 27/02 137
58º Nioge 16/05 – 27/07 – 07/10 – 18/12 e 28/02 139
59º Nioge 17/05 – 28/07 – 08/10 – 19/12 e 01/03 141
60º Nioge 18/05 – 29/07 – 09/10 – 20/12 e 02/03 143
61º Nioge 19/05 – 30/07 – 10/10 – 21/12 e 03/03 145
62º Nioge 20/05 – 31/07 – 11/10 – 22/12 e 04/03 147
63º Nioge 21/05 – 01/08 – 12/10 – 23/12 e 05/03 149
64º Nioge 22/05 – 02/08 – 13/10 – 24/12 e 06/03 151
65º Nioge 23/05 – 03/08 – 14/10 – 25/12 e 07/03 153
66º Nioge 24/05 – 04/08 – 15/10 – 26/12 e 08/03 155
67º Nioge 25/05 – 05/08 – 16/10 – 27/12 e 09/03 157
68º Nioge 26/05 – 06/08 – 17/10 – 28/12 e 10/03 159
69º Nioge 27/05 – 07/08 – 18/10 – 29/12 e 11/03 161
70º Nioge 28/05 – 08/08 – 19/10 – 30/12 e 12/03 163
71º Nioge 29/05 – 09/08 – 20/10 – 31/12 e 13/03 165
72º Nioge 30/05 – 10/08 – 21/10 – 01/01 e 14/03 167